A Prefeitura de Ponta Grossa enviou um ofício à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para pleitear uma área situada ao lado do Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo, conhecido como Aeroporto Sant’Anna. O objetivo do pedido tem como principal fundamento a modernização da pista de pouso que, com a extensão atual, não permite que aeronaves de porte maior operem no local.
A área em questão é de propriedade federal, situada na região do bairro Cará-Cará. Ao todo, o local possui mais de 1,6 milhão de metros quadrados. O documento solicita a área com objetivo principal de modernização da atual pista de pouso para que a pista seja modernizada para a operação de aeronaves de maior porte. Isso possibilitaria o fomento ao turismo local e atrair novas companhias aéreas.
Leia mais: Ponta Grossa recebe Paranaense de Futsal Sub-6
Um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) também foi solicitado pela Prefeitura Municipal ao Ministério de Portos e Aeroportos. Esse projeto está em fase de ação preparatória e deve empenhar uma aplicação de R$ 1.800.00,00, segundo dados do Novo PAC.
A Companhia Aérea Azul encerrou as operações comerciais em Ponta Grossa no mês de março deste ano. Entre os motivos para a suspensão dos voos, a Azul citou a crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e questões operacionais que impactaram sua malha aérea.
Em breve, o Aeroporto Sant’Anna também pode receber recursos do Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais (AmpliAR). A informação foi confirmada pela reportagem com o Ministério de Portos e Aeroportos. O objetivo é que até 100 aeroportos sejam reconstruídos ou requalificados em todo o país, nos próximos cinco anos. O de Ponta Grossa está entre os elegíveis.
O programa busca estimular o turismo de negócios e lazer em microrregiões do País, segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A iniciativa, criada pela pasta, foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (10).
Comentar