Ponta Grossa

Prefeitura de PG pede área da União para ampliar pista do Aeroporto Sant’Anna

Azul Aeroporto Sant'Anna Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-05-14 at 173751
Vinicius Sampaio
O principal fundamento é a modernização da pista de pouso que, atualmente, não permite que aeronaves de porte maior operem no local. 

A Prefeitura de Ponta Grossa enviou um ofício à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para pleitear uma área situada ao lado do Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo, conhecido como Aeroporto Sant’Anna. O objetivo do pedido tem como principal fundamento a modernização da pista de pouso que, com a extensão atual, não permite que aeronaves de porte maior operem no local. 

A área em questão é de propriedade federal, situada na região do bairro Cará-Cará. Ao todo, o local possui mais de 1,6 milhão de metros quadrados. O documento solicita a área com objetivo principal de modernização da atual pista de pouso para que a pista seja modernizada para a operação de aeronaves de maior porte. Isso possibilitaria o fomento ao turismo local e atrair novas companhias aéreas. 

Leia mais: Ponta Grossa recebe Paranaense de Futsal Sub-6

Um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) também foi solicitado pela Prefeitura Municipal ao Ministério de Portos e Aeroportos. Esse projeto está em fase de ação preparatória e deve empenhar uma aplicação de R$ 1.800.00,00, segundo dados do Novo PAC.

A Companhia Aérea Azul encerrou as operações comerciais em Ponta Grossa no mês de março deste ano. Entre os motivos para a suspensão dos voos, a Azul citou a crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e questões operacionais que impactaram sua malha aérea.

Em breve, o Aeroporto Sant’Anna também pode receber recursos do Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais (AmpliAR). A informação foi confirmada pela reportagem com o Ministério de Portos e Aeroportos. O objetivo é que até 100 aeroportos sejam reconstruídos ou requalificados em todo o país, nos próximos cinco anos. O de Ponta Grossa está entre os elegíveis. 

O programa busca estimular o turismo de negócios e lazer em microrregiões do País, segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A iniciativa, criada pela pasta, foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (10). 

Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢🚨 Sindirepa dos Campos Gerais alerta consumidores sobre golpes em serviços automotivos: “É hora de redobrar a atenção”. 📢 Castro se prepara para o 17º Festival das Cerejeiras, o tradicional Sakura Matsuri. 📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária.