SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Policial

Prefeitura de PG promove ação conjunta de fiscalização em distribuidoras e comércios de bebidas

Operação resultou na apreensão de mais de 12 mil litros de bebidas e inutilização de produtos irregulares

Prefeitura de PG promove ação conjunta de fiscalização em distribuidoras e comércios de bebidas
PMPG
Publicidade

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (3), uma ação conjunta de fiscalização em distribuidoras e comércios de bebidas do Município.

A operação, que contou com a atuação de equipes do Procon, da Guarda Civil Municipal, da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária, da Polícia Civil, da Polícia Científica e da Vigilância Sanitária Municipal, é resultado da atuação coordenada entre órgãos municipais e estaduais. A iniciativa teve como objetivos prevenir riscos à saúde da população, garantir a regularidade sanitária e reforçar o combate à comercialização irregular de produtos na cidade.

“A realização desta operação demonstra a força da integração entre a Prefeitura e as nossas forças de segurança, além de ser um exemplo do quanto estamos atentos e prezamos pela segurança e saúde da nossa população”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt.

Ao todo, foram realizadas cinco vistorias, sendo quatro em distribuidoras e uma em comércio. Em uma das distribuidoras e em um comércio anexo, as equipes encontraram diversos produtos vencidos, com ausência de validade ou validade rasurada, além de armazenamento inadequado. Também foram identificadas irregularidades nos controles de dedetização e desratização, que estavam fora dos padrões exigidos, e a ausência de representante legal no momento da fiscalização.

Como resultado, foi realizada a apreensão de 12.218 litros de bebidas que estavam na distribuidora e 95 unidades no comércio fiscalizado, além de outros produtos comercializados irregularmente, como cigarros de origem paraguaia e alimentos fora das normas sanitárias. As bebidas foram descartadas e os alimentos inutilizados no local. Por fim, foi lavrado termo de interdição e intimação referente ao estabelecimento.

Ação integrada e preventiva

De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, até o momento não há denúncias de bebidas adulteradas com metanol em Ponta Grossa. Ele explica que a ação tem caráter essencialmente preventivo e reforça a importância da integração entre os órgãos de segurança e fiscalização.

“Essa ação é muito importante. Trata-se de uma medida preventiva, baseada em casos recentes de bebidas adulteradas com metanol. Hoje estamos atuando de forma integrada com diversas instituições, com o intuito de garantir a segurança e a saúde da nossa população. Já localizamos diversas mercadorias com prazo de validade vencido, em estabelecimentos com condições sanitárias precárias, e uma pessoa foi presa com drogas, o que demonstra a relevância desse tipo de operação conjunta”, destacou o secretário.

Homem é preso com drogas durante a ação integrada de fiscalização

Durante a ação, as equipes da Guarda Civil Municipal, por meio do GETAM, abordaram indivíduos que estavam em uma conveniência anexa a um dos depósitos fiscalizados.
Durante a revista pessoal de um dos suspeitos, foram encontrados dois invólucros plásticos contendo substâncias análogas à maconha e à cocaína.

O indivíduo afirmou que a cocaína seria para consumo próprio e que a maconha seria entregue a uma amiga.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão, e o homem foi encaminhado à 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP) para os procedimentos cabíveis.

Leia também: Paraná investiga novos casos de intoxicação por metanol

Das assessorias
Autoria
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →