Ponta Grossa

Prefeitura de PG promove capacitação de professores sobre primeiros socorros 

A Prefeitura de Ponta Grossa promoveu, na última sexta-feira (10), uma atividade de capacitação sobre primeiros socorros envolvendo professores da rede municipal de ensino. A ação, coordenada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi desenvolvida pelo Projeto Samu Escola, iniciativa do Município voltada à divulgação e fortalecimento dos protocolos de atendimento à saúde nas unidades de ensino.
Cento e quarenta e quatro professores participaram da formação realizada no Anfiteatro Eunice Miró Guimarães, na Coronel Claudio. 

“Esse projeto é muito importante no sentido de fortalecer o atendimento à saúde prestado pelas equipes de urgência e emergência, pois além de capacitar os professores para identificarem os casos de forma correta, agiliza a prestação de socorro e também auxilia no trabalho das equipes especializadas, que se deslocam para as ocorrências munidos de informações mais precisas e que farão toda a diferença no atendimento”, aponta a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi. 

De acordo com a coordenadora do projeto pela Fundação Municipal de Saúde, Rozangela Ribeiro, “o principal objetivo do projeto é capacitar os servidores para que conheçam os principais tipos de situações e possam prestar os atendimentos iniciais até a chegada do socorro especializado, contribuindo assim para a tomada de medidas o mais rápido possível”,explica.

Para Maria de Fátima Mello de Almeida, uma das coordenadoras do projeto na Secretaria Municipal de Educação, a ação vincula diversas frentes. “Com o trabalho da formação realizado em parceria com o Samu, que é um projeto ponta-grossense, estamos preparando nossos profissionais e atendendo tanto o Programa Saúde na Escola, que é um programa interministerial entre Saúde e Educação, de caráter preventivo, em todos os níveis da saúde escolar, quanto a Lei Lucas, de 2018, que prevê o treinamento escolar para salvar vidas em casos de emergência, com a orientação sobre os primeiros socorros”, comenta a professora.

Projeto Samu Escola
O projeto Samu na Escola existe desde 2015 no município de Ponta Grossa, com o objetivo de capacitar todos os profissionais da educação para o atendimento de primeiros socorros, aumentando assim a velocidade no atendimento em eventuais ocorrências dentro das unidades escolares, tanto de estudantes quanto de funcionários.

Os profissionais são orientados a como agir em casos de engasgamentos, quedas, fraturas, sangramentos, entre outros, além de poderem apresentar suas dúvidas sobre como proceder em qualquer situação de emergência.

O programa foi retomado em 2022, após a abertura pós-pandemia, já tendo atendido a maior parte dos profissionais da Educação Infantil. Neste ano, já foram iniciados os treinamentos para este público, iniciando pelos novos assistentes de educação contratados pela Educação e professores. Ao longo do ano, todos os demais servidores receberão a capacitação.

A formação tem quatro horas de duração e será estendida até o fim de 2023, com um evento por mês, chegando a 200 funcionários da Secretaria Municipal de Educação, mensalmente.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão