Em decreto publicado no dia 04 de outubro, a prefeita Elizabeth Schmidt regulamentou as insígnias, brasões, brevês e plaquetas de identificação da Guarda Civil Municipal. O objetivo é estabelecer padrões e diretrizes para posse, uso e confecção desses elementos.
O correto uso dessas insígnias garantirá, de acordo com o decreto, a boa apresentação individual e coletiva dos membros da Guarda Civil Municipal, contribuindo para a imagem da instituição perante a sociedade.
Leia também: Ponta Grossa reconhece importância do Taekwondo com dia municipal dedicado à modalidade
Ainda de acordo com o decreto, é proibido qualquer tipo de alteração nas características das insígnias, brasões, brevês e plaquetas de identificação, bem como a sobreposição de peças, objetos, equipamentos ou distintivos não previstos no decreto.
As insígnias são classificadas em duas categorias: de Comando e de Classe Hierárquica. Cada uma delas possui especificações detalhadas, incluindo cores e dimensões. As plaquetas de identificação são obrigatórias e devem conter a classe hierárquica e o nome de guerra do Guarda Civil Municipal, seguindo padrões descritos no decreto.
Barretas de condecoração também foram contempladas no decreto, podendo ser concedidas por mérito, tempo de serviço, atos especiais, bravura, dedicação e capacidade profissional.
Em contato com a prefeitura, foi informado que no momento o município trabalha nos processos e levantamentos, inclusive de valores, destinados ao projeto licitatório para a aquisição de novos uniformes. A previsão é de que a licitação seja realizada no decorrer do próximo ano.
Confira abaixo o projeto dos novos uniformes, insígnias, brasões, brevês e plaquetas: