O município de Tibagi completa 151 anos de existência em 2023, mas a Prefeitura da cidade irá fazer 150 anos nesta terça-feira (10). Isso se deve porque a cidade ficou sem prefeito por quase um ano, entenda:
Tibagi teve origem do município de Castro, através da Lei n° 302 do dia 18 de março de 1872. A então freguesia foi elevada à categoria de vila. Há 151 anos Tibagi conquistou a sua emancipação política. Porém, ainda não havia sido eleito um prefeito. Isso aconteceu praticamente 10 meses depois.
A solenidade de instalação, de fato, do município de Tibagi aconteceu no dia 10 de janeiro de 1873 às 09h na sacristia da Igreja Matriz com a posse da Câmara de Vereadores eleita composta por: Antônio Barbosa de Macedo, Salvador Batista Ribeiro, Mathias José Bessa, João de Abreu Sottomaior, Licínio de Oliveira Viana, Antonio José da Cruz e João Antônio Gouveia.
Como Antônio Barbosa de Macedo foi o camarista mais votado, assumiu a presidência da Câmara e também a Prefeitura, sendo o primeiro prefeito de Tibagi. Antônio era casado com sua “xará”, Antônia de Assunção Taques. Ele faleceu no dia 11 de dezembro de 1902.