Política

Prefeitura diz que emendas impositivas serão pagas até 31 de agosto para vereadores de PG. Chociai contesta

image Boca no Trombone
Um parecer jurídico já emitido pela Procuradoria Geral do Município garante o pagamento até 31 de agosto de 2024, antes da eleição municipal

Os vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa receberam na última segunda-feira (04) o secretário de Fazenda da Prefeitura, Cláudio Grokoviski, o Procurador Geral do Município, Gustavo Schemim da Matta.

Ambos estiveram na Casa de Leis atendendo uma convocação dos parlamentares – o objetivo do encontro foi prestar esclarecimentos sobre o pagamento das emendas impositivas dos vereadores(as) para 2024. Um parecer jurídico já emitido pela Procuradoria Geral do Município garante o pagamento até 31 de agosto de 2024.

Explicações do secretário de Fazenda

O Secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski destacou que, pela primeira vez, as emendas impositivas serão executadas em um ano eleitoral, o que causou dúvidas por parte dos parlamentares e até mesmo do Poder Executivo.

Grokoviski detalhou que o trâmite das emendas impositivas é primeiro a inserção delas na Lei Orçamentária Anual (LOA), seguida de um “filtro” feito pela própria Secretaria da Fazenda e então há a distribuição para as secretarias responsáveis. “Após esse processo, a emenda sendo executada, vai para nós, da Secretaria da Fazenda, fazermos o empenho, a liquidação e o pagamento. Esse é o trâmite que acontece dentro da Secretaria da Fazenda”, explicou o secretário.

Esclarecimentos jurídicos

Já o procurador geral do município, Gustavo Schemim Da Matta, destacou a necessidade de um outro parecer jurídico para pagamento das emendas deste ano. “Por conta do ano eleitoral, aconteceram algumas dúvidas em relação aos pagamentos de emendas impositivas e que gerou um processo administrativo e a confecção de um novo parecer normativo”, explicou o procurador.

“Entendemos que esse parecer deveria ser feito em uma consulta ao Tribunal de Contas”, diz o procurador. Além disso, Da Matta ressaltou a importância de esclarecer questões relacionadas ao ano eleitoral, especialmente no que diz respeito à legalidade e transparência dos pagamentos das emendas impositivas.

Presidente contesta

Chociai, em contato com o portal BNT após a sessão, disse que acredita ser equivocada a decisão dos pagamentos até o dia 31 de agosto, pois poderá haver prejuízos para as entidades. “É equivocado não executar as emendas nos meses antes da eleição, e, após ela, simplesmente ignorá-las. Com esta negativa, é necessário tentar uma ação judicial , mesmo que preventiva, para que tenhamos uma posição do judiciário, para que não haja consequências negativas para as entidades que irão receber”, disse.

Com informações da Assessoria

Leia também: ANEEL aprova redução de valor das bandeiras tarifárias na conta de luz

siga a gente Boca no Trombone

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica