Edit Template
Política Ponta Grossa

Prefeitura lança o programa “Habita Já PG” e desburocratiza emissão de documentos imobiliários

ponta grossa Boca no Trombone ponta grossa
Foto: Divulgação/PMPG
Publicidade

A Prefeitura de Ponta Grossa anunciou o lançamento do Habita Já PG, um novo sistema que unifica a emissão das certidões de Habite-se e de Metragens. A medida promete reduzir em até 50% o tempo de emissão dos documentos e eliminar cerca de 40 dias de espera na regularização de imóveis.

Inovação e desburocratização

O objetivo da iniciativa é simplificar os processos para profissionais da construção civil e cidadãos que precisam regularizar obras. Agora, basta um único pedido para obter um documento que reúne as informações antes divididas entre o Habite-se e a Certidão de Metragens.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que o Habita Já PG reforça o compromisso da administração municipal com a modernização do serviço público. “Estamos cumprindo nossa meta de tornar Ponta Grossa uma cidade mais eficiente, ágil e conectada. Este é um avanço concreto para o setor da construção e demonstra como o diálogo com o setor produtivo traz benefícios para toda a população”, afirmou.

Confira mais matérias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

Redução de etapas e tempo de espera

Até então, quem construía precisava solicitar três certidões: o Alvará de Construção (que aprova o projeto), o Habite-se (autorização de uso) e a Certidão de Metragens (necessária para o registro do imóvel em cartório). Com o novo modelo, a Certidão de Metragens deixa de ser emitida separadamente e passa a fazer parte do Habite-se, otimizando o processo.

A modernização é fruto de reuniões entre a Prefeitura e a Associação Paranaense de Construtores (APC). Segundo o presidente da entidade, Elton Pietrochinski, a medida traz ganhos diretos ao setor. “É uma evolução muito relevante, resultado de um debate construtivo. Essa integração representa até 40 dias de economia no registro do imóvel e reforça a eficiência conquistada com a digitalização das certidões”, destacou.

Base digital e atendimento online

O ponto de partida para essa unificação foi a completa digitalização da Certidão de Metragens, realizada em outubro pelo Departamento de Urbanismo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento. O serviço, que antes exigia deslocamento até a Praça de Atendimento, agora é totalmente on-line.

Publicidade

O presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Rafael Mansani, explica que a junção dos documentos é o passo seguinte na modernização da gestão pública. “Ao agregar o Habite-se à Certidão de Metragens, estamos tornando o serviço mais objetivo. Eliminamos filas e reduzimos também o tempo de espera digital”, afirmou.

Como solicitar o documento

A solicitação das certidões deve ser feita no portal geo.pontagrossa.pr.gov.br. O cidadão precisa criar uma conta, escolher o tipo de certidão e anexar os documentos necessários de forma digital.

*Com informações da assessoria

About the author

Yuri Silva

Yuri Silva

Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local. 📢 Projeto do Centro de Evangelização busca apoio da comunidade em Ponta Grossa.