A Prefeitura de Ponta Grossa realizou na noite desta quinta-feira (31) a transferência dos últimos pacientes que estavam internados no Hospital Municipal Amadeu Puppi (HM). Eles foram encaminhados as pressas para hospitais da região. A Vigilância Sanitária determinou a interdição cautelar do HM.
São oito pacientes que foram transferidos agora a noite, após uma força tarefa mobilizando motoristas e ambulâncias da prefeitura. Estes pacientes foram levados para Hospital Cruz Vermelha, em Castro, Hospital do Rocio e Hospital São Lucas, em Campo Largo, e demais hospitais.
De acordo com informações publicadas pela página PG Transparente, a Vigilância Sanitária abriu processo administrativo contra gestores da Saúde para apurar infrações sanitárias no Amadeu Puppi e solicitou a interdição do hospital. Ainda, de acordo com a página, o fechamento do HM, planejado pelo governo Elizabeth Schmidt (PSD), teria outro motivo. O cortes de gastos.
A Vigilância cita no auto de infração que o local está descumprindo as leis de funcionamento e apresenta risco de desabamento de teto, na entrada da emergência. O documento aponta que o HM não possuem “boas condições de conservação, segurança, organização, conforto e limpeza”, além de outras infrações.
Solicitamos informações referentes ao caso para assessoria de imprensa da PMPG, a qual disse que não conseguiria responde está noite. Mas está trabalhando para que a resposta chegue o mais breve possível.