A ponta-grossense Raphaelie Matoso Silva, de 12 anos, conquistou dois reconhecimentos importantes no 9º Rodeio Nacional de Itapoá, em Santa Catarina. Representando a cidade no concurso de Realezas do Rodeio, ela foi eleita 2ª Princesa Mirim e também garantiu o 3º lugar na Declamação Mirim, trazendo para casa um troféu.
A preparação para o evento contou com apoio de amigos próximos. “Contamos com a ajuda de um casal de amigos que fizeram seus ensaios e preparação”, contou a família da jovem ao Portal BnT Online, em entrevista.
Representar Ponta Grossa em um evento tradicionalista nacional foi motivo de grande orgulho. “Ela ficou muito feliz e orgulhosa de representar a nossa cidade em outro estado.”
Entre os desafios enfrentados, a distância de casa e a ausência de uma torcida local marcaram a participação de Raphaelie. Mas, segundo a família, a vivência proporcionou aprendizados que a tornaram mais confiante para as próximas competições.
A jovem prenda já vem se destacando em outras competições tradicionalistas. Em março, participou de um rodeio em São Mateus do Sul, onde conquistou o 2º lugar nas danças tradicionais e na dança de salão. Mais recentemente, foi eleita 1ª Prenda Mirim da 2ª Região Tradicionalista do MTG-PR durante o prendado regional.
E os planos não param. Raphaelie já se prepara para o próximo desafio: um evento em Irati (PR), onde irá dançar, declamar e tocar gaita. A conquista em Itapoá foi recebida com entusiasmo pela família e pela comunidade tradicionalista. “Ficamos muito orgulhosos, ela é muito talentosa e todo resultado é esforço da sua dedicação.”
LEIA TAMBÉM: Após lutar pela vida por quase um mês, gari atropelado morre no Hospital Regional