A mídia iraniana confirmou a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, de 63 anos, e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, após um acidente de helicóptero, no domingo (19), em uma área montanhosa na província iraniana de Azerbaijão Oriental, em razão das más condições climáticas. O local da queda fica cerca de 600 km a noroeste de Teerã.
A mídia estatal iraniana Press TV relatou que todos os que estavam a bordo foram mortos. Estavam na aeronave também o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati; o condutor da oração de sexta-feira de Tabriz, Imam Mohammad Ali Alehashem; bem como comandante, copiloto, chefe de tripulação, chefe de segurança e outro guarda-costas.
O acidente ocorreu quando a comitiva regressava da zona de fronteira com o Azerbaijão, onde Raisi inaugurou uma barragem em que participou o presidente azeri, Ilham Aliyev.
Ebrahim Raisi, de 63 anos, um clérigo religioso de linha dura, foi eleito presidente do lrã em 2021, numa eleição presidencial com a participação mais baixa da história da República Islâmica.
Sua liderança é marcada por maior repressão contra ativistas, mulheres e críticos do regime. Mohammad Mokhber, de 68 anos, está no cargo desde 2021 e anteriormente liderou o poderoso conglomerado Execução da Ordem do lmã Khomeini. Por essas funções é alvo de sanções dos Estados Unidos desde 2021.
Com informações CNN e agências de notícias
Leia também: Confira as vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (20) em Ponta Grossa e região