A Prefeitura de Ponta Grossa destacou os avanços na área cultural em 2024, com ações voltadas à preservação do patrimônio, ampliação do acesso e valorização das tradições locais, sob a gestão do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC).
Preservação e patrimônio cultural
Uma das prioridades foi a redução do inventário de imóveis de interesse cultural, com esforços para acelerar processos acumulados desde 2001. Além disso, o COMPAC avançou na salvaguarda de bens imateriais, deliberando sobre 11 expressões culturais locais, incluindo a cultura cervejeira, reconhecida como patrimônio cultural imaterial.
No âmbito da educação patrimonial, programas como a Escolinha do Patrimônio Cultural e o Satélite Cultural fomentaram o senso de pertencimento e a valorização das raízes locais. Já o PG Memória 2024, com o tema “Toda Casa é o Castelo de Alguém”, envolveu 58 escolas municipais em atividades educativas e concursos.
Valorização de espaços culturais
A revitalização do Centro de Cultura, iniciada em junho de 2024, atingiu 60% de conclusão. O espaço receberá melhorias estruturais, pintura e impermeabilização, além da cobertura da Praça Faris Michaele e a transformação do auditório em um Cinema Municipal. O pavimento superior será sede da Companhia Municipal de Dança e abrigará uma sala multiuso para dança.
O Museu Aristides Sposito ganhou uma nova sala de exposições temporárias, inaugurada com uma mostra fotográfica de Bianchi. No Conservatório Maestro Paulino, foi criado o Memorial da Música de Ponta Grossa, que já recebeu o tombamento do COMPAC e expõe itens históricos do acervo do Museu Aristides Sposito.
Acessibilidade e formação cultural
O programa Dia de Cultura, substituto do Comboio Cultural, democratizou o acesso ao patrimônio local, promovendo visitas guiadas a unidades culturais para estudantes e outros públicos. A edição de 2024 do PG Memória teve a maior estrutura já registrada, destacando a riqueza histórica da cidade.
Modernização e novos projetos
A digitalização do acervo da Casa da Memória e a montagem de uma exposição temática sobre o Cine-Teatro Ópera conectaram o passado à contemporaneidade. Além disso, a Enciclopédia Cultural, em parceria com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais, ampliou seu alcance para a região.
Companhia Municipal de Dança
Iniciada em 2023, a Companhia Municipal de Dança consolidou-se como um polo criativo, com espetáculos e performances no calendário oficial. O grupo também promove estudos sobre o movimento e a integração entre artistas locais e convidados.
Leia também Prefeitura de PG apresenta prestação de contas na área de Educação