A Polícia Rodoviária Federal encerrou à meia-noite de domingo (11) a Operação Corpus Christi 2023 na circunscrição da Delegacia de Ponta Grossa que compreende os postos de PG, Balsa Nova e Tibagi.
A operação teve início na quarta-feira (7). Durante esse período a PRF contou com aumento de efetivo vindo de outras delegacias do estado, além dos policiais da própria Delegacia de Ponta Grossa em escalas extraordinárias.
Foram fiscalizados 1141 veículos, 1126 pessoas e realizados 513 testes de alcoolemia. Dentre as irregularidades identificadas, 7 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, 134 ultrapassagens indevidas, 20 ocupantes de veículo sem o uso do cinto, 4 crianças sendo transportadas sem a cadeirinha ou disposto de retenção e 1365 veículos acima do limite de velocidade.
Além desses números, 26 veículos foram recolhidos aos pátios da PRF por irregularidades na documentação ou não apresentarem condições de segurança e 86 veículos tiveram seus documentos retidos para regularização.
Foram registrados 12 acidentes com 1 morto e 6 feridos, no ano anterior foram 16 acidentes com 2 mortos e 15 feridos. A colisão traseira e a colisão transversal foram os principais tipos de acidente, respondendo, juntos, por 58,3% das ocorrências. Como causa, a ausência de reação do condutor foi responsável por 33,3% dos acidentes.
O acidente mais grave ocorreu na quinta-feira (8), por volta das 19h15, no km 175 da BR 373, em Ponta Grossa quando ocorreu uma colisão traseira envolvendo duas motocicletas com placas de Carambeí, na sequência a motocicleta que bateu na traseira caiu sobre a faixa central sendo atingida por um caminhão com placa de Pinhais resultando na morte do condutor da motocicleta.
Na parte criminal, na Unidade de Balsa Nova ocorreram duas apreensões de descaminho, a primeira de 200 litros de vinho em um veículo Ônix locado, alguns minutos depois, em um Nivus locado, outra apreensão, desta vez de 628 cigarros eletrônicos, 56 itens de informática, 28 celulares entre outras mercadorias importadas sem o devido desembaraço aduaneiro. Mercadorias encaminhadas à Receita Federal. Em Imbaú, no km 376 da BR 376 foi recuperada uma Kombi roubada que portava placas frias. Veículo encaminhado à Polícia Civil.
O feriado foi marcado pelo fluxo intenso em todas as rodovias, principalmente na quarta e na quinta-feira e no retorno no domingo. O tempo bom em praticamente todo o período, colaborou com o aumento do movimento, a chuva foi registrada, em alguns trechos, apenas na noite de domingo.
Leia também: Morte de adolescente em acidente gera comoção em PG