Ponta Grossa

Procissão e missa reúne diversas pessoas no dia de Sant’Ana em Ponta Grossa. Veja imagens

solenidade santana PG (12)
Dom Sergio Arthur Braschi acompanhou a procissão e celebrou a última missa de Sant'Ana como bispo da Diocese. Volta da quermesse também marcou a data

Em seu último ano à frente das celebrações da festa da padroeira Sant’Ana, o bispo Dom Sergio Arthur Braschi acompanhou a procissão que trouxe a imagem da santa da Paróquia Nossa Senhora do Rosário até a Catedral, onde aconteceu a missa solene.

Muita gente foi para as ruas demonstrar sua devoção à avó de Jesus e padroeira dos avós, tomando também todos os bancos da Catedral. Em uma verdadeira sinergia, crianças e idosos se misturavam na celebração, servindo no altar e no ministério de música, com o coral infantil, e Dom Sérgio fez questão de registrar esse feito, enaltecendo o esforço de pais e avós para a continuidade da fé.

Dom Sérgio saudou os avós presentes e os que acompanhavam a celebração à distância. “A nossa maior glória é que Jesus nos chama de felizes, de bem aventurados porque, segundo a leitura, veem o que estão vendo e ouvem o que estão ouvindo. Especialmente, na Igreja, estamos felizes por estarmos vivendo esse tempo de sinodalidade, em que é valorizada a vocação batismal de cada um de nós”, enfatizou o bispo emérito.

O bispo também citou que Santa Ana e São Joaquim, os pais de Maria, faziam parte do ‘resto’ de Israel, os pobres de Israel, o povo depois do exílio. “Eram os que conservavam a fé e suplicavam, diariamente, a vinda do salvador, do ungido. Perguntaram a eles isso de João Batista e depois de Jesus, que viria no meio daquela família”, ilustrou.

Festividades

A festa de Sant’Ana este ano teve a volta da quermesse, que funcionou até ontem à noite, com barracas de comida e produtos de artesanato. A quermesse reviveu os antigos festejos que conseguiam reunir toda a população para louvar a avó de Jesus.

Pela primeira vez também, a Corrida da Padroeira reuniu atletas em percursos de 10 e 5 quilômetros para homenagear a santa. Os momentos religiosos se estenderam por quatro dias, iniciado no dia 22, sempre às 19 horas, envolvendo as paróquias da cidade. 

No Lago de Olarias, ainda foi inaugurado o monumento à Santana. Padre Joel Nalepa representou o bispo da solenidade de entrega. Veja imagens:

Além de Ponta Grossa, também houve celebrações em Castro. Clique aqui e leia mais.

Com informações da assessoria

Leia também: Homem fica ferido após cair de árvore em bairro de Ponta Grossa

 


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão Dicas de viagens Saúde do coração Canais Setembro Amarelo