Cerca de mil consumidores entraram com reclamações no Procon do Paraná, desde sexta-feira (18), quando a empresa 123milhas comunicou a suspensão da emissão de passagens dos pacotes promocionais de viagens.
O Procon, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania notificou a empresa, na segunda-feira (21), por quebra de contrato, dando prazo de 20 dias para uma resposta, com possibilidade de multa de até 12 milhões de reais.
Com o grande número de reclamações, que pode crescer nos próximos dias, o secretário Estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, contou que a pasta divulgou um passo a passo para as pessoas lesadas terem acesso aos direitos e a possibilidade de ressarcimentos de valores.
Após o contato com a empresa, é hora de formalizar a reclamação no Procon, por meio da plataforma consumidor.gov.br, no site do Procon ou indo presencialmente à sede do órgão em Curitiba, ou em um dos 60 Procons municipais em todo o Paraná.
Paralelamente, as pessoas lesadas podem tentar reaver valores pagos entrando em contato diretamente com os bancos, pedindo o cancelamento da compra no cartão de crédito, débito ou pix, por meio da opção “Contestação de Pagamento” ou, ainda, a interrupção em caso de parcelamentos.
Caso ainda não tenha encontrado uma solução após todos estes procedimentos, o consumidor pode entrar com um processo na Justiça comum ou no Juizado competente. Para aqueles que não têm condições de custear um advogado, a recomendação é procurar a Defensoria Pública do Paraná.
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