Mundo

Procuradora e irmã do delegado Nagib de PG é nomeada Defensora dos Direitos das Vítimas na ONU

najla-palma Boca no Trombone
Divulgação
Najla Nassif Palma, com 25 anos de experiência como procuradora de Justiça Militar, foi elogiada pela ONU por sua contribuição

A Organização das Nações Unidas anunciou oficialmente a nomeação da procuradora de Justiça Militar Najla Nassif Palma como Defensora dos Direitos das Vítimas, assumindo o cargo de assistente do Secretário-Geral da ONU. A decisão foi comunicada pelo secretário-geral Antonio Guterres, reconhecendo a vasta experiência e competência de Najla Palma. Clique aqui e veja o anúncio.

A procuradora voluntariou-se para concorrer à posição após tomar conhecimento do edital global lançado pela ONU, comunicando seu interesse à administração do Ministério Público Militar. O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, enviou um ofício ao ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, solicitando apoio institucional à candidatura de Najla Palma.

Najla é irmã do Delegado chefe da 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP) de Ponta Grossa, Dr. Nagib Nassif Palma. Entusiasmado, o delegado comemorou. “Minha irmã, Procuradora do Ministério Público Militar Najla Nassif Palma foi aprovada em processo seletivo de nível mundial e hoje foi liberada pelo MP para assumir importante cargo na ONU, transferirá sua residência para Nova York, onde atuará em defesa de vítimas de abuso. Um pontinho para Brasil e para as MULHERES!”.

A relevância do cargo na ONU foi destacada pelo procurador-geral, que viu na nomeação uma oportunidade de ampliar a atuação do Ministério Público Militar no plano internacional. Depois de minucioso processo seletivo naquele organismo internacional, Antonio Guterres reconheceu a ampla experiência e competência de Najla Palma, convidando-a para compor sua equipe de liderança para, em coordenação com os Estados Membros, o sistema das Nações unidas e os representantes da sociedade civil, promover a responsabilização do pessoal da ONU que praticar exploração ou abuso sexual e apoiar resposta estratégica e integrada de assistência às vítimas desses atos. Najla Palma sucederá a australiana Jane Connors.

No mesmo informativo, as Nações Unidas recorda a experiência de 25 anos de Najla Nassif Palma como procuradora de Justiça Militar, “onde tem sido fundamental na promoção da colaboração entre os sistemas de justiça militar e civil, na implementação do direito humanitário internacional e na garantia de uma abordagem abrangente para combater a exploração e o abuso sexual”, ressaltou.

O escritório de Defesa dos Direitos das Vítimas foi criado para garantir os direitos e a dignidade das vítimas de exploração e abuso sexual e apoiar os esforços das Nações Unidas de prevenção. Na mesma linha, o Ministério Público brasileiro desenvolve o Movimento Nacional em Defesa das Vítimas, com o objetivo de desenvolver ações coordenadas de mobilização, capacitação e incentivo a boas práticas para proteger e assegurar os direitos de vítimas de violência, omissão, ódio, intolerância, insegurança, desigualdade ou exploração.

Já a Secretaria de Promoção dos Direitos das Vítimas do MPM tem por atribuição auxiliar na formulação de políticas e diretrizes voltadas à promoção dos direitos das vítimas; participar da articulação, nacional ou internacional, com órgãos públicos ou entidades privadas para a realização de iniciativas e projetos; estimular a celebração de acordos de cooperação ou instrumentos congêneres afetos à temática da unidade; e, sugerir alterações legislativas e de normativos internos para o aperfeiçoamento do tratamento conferido às vítimas.

najla-palma Boca no Trombone
Divulgação

Leia também: Inscrições para o concurso público do Governo do Paraná terminam nesta quinta-feira (07)

Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica