Proibição de acesso de torcedores a estádios passa a ser nacional
Nova regra nacional impede torcedores punidos de acessar estádios em qualquer estado do Brasil.

A partir desta segunda-feira (1), a proibição de torcedores em estádios passa a ser válida em todo o Brasil. A medida foi estabelecida para unificar o registro de decisões judiciais que impedem pessoas de frequentar eventos esportivos.
Antes dessa mudança, o torcedor punido no Paraná, por exemplo, ainda poderia entrar em arenas de outros estados. Agora, com a padronização nacional, as restrições são incluídas no banco de medidas penais e prisões, permitindo a fiscalização em qualquer parte do país.
As forças de segurança passam a ter acesso integrado a essas informações, o que facilita a verificação durante partidas de futebol e outros eventos esportivos. Em cidades como Ponta Grossa, a Polícia Militar e a Guarda Municipal poderão consultar em tempo real se torcedores têm restrição judicial.
Um dos recursos que deve reforçar a fiscalização é o uso de câmeras de reconhecimento facial nos estádios. Caso a pessoa proibida seja identificada nas imagens, mas não seja localizada pelas equipes de segurança, o registro será encaminhado ao Judiciário como descumprimento da decisão.
A norma vale tanto para brasileiros quanto para estrangeiros punidos judicialmente no Brasil. Inicialmente, o prazo de restrição é de até um ano, mas pode ser prorrogado se houver determinação judicial.
Com a medida, o objetivo é aumentar a segurança dentro e fora dos estádios, prevenindo episódios de violência e garantindo mais tranquilidade para torcedores que acompanham seus times.
A expectativa é que clubes, federações e autoridades locais, como a Federação Paranaense de Futebol e órgãos de segurança de cidades como Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, atuem de forma integrada no cumprimento da regra.
Leia também: Operário contrata meia Pedro Vilhena até 2026























