Projeto aprovado prevê ônibus gratuito para cadastro eleitoral em Ponta Grossa
De acordo com o projeto, a gratuidade no transporte coletivo será válida das 7h às 20h nos dois dias

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, em duas discussões durante a sessão ordinária desta quarta-feira (29), o projeto de lei que garante transporte coletivo gratuito nos dias 2 e 3 de maio em Ponta Grossa. A medida tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços de regularização eleitoral.
De autoria do Poder Executivo, a proposta atende a uma requisição do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) e busca assegurar que eleitores consigam realizar procedimentos como alistamento, revisão ou transferência de domicílio dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, que se encerra no próximo dia 6 de maio.
De acordo com o projeto, a gratuidade no transporte coletivo será válida das 7h às 20h nos dois dias. O período foi definido para garantir ampla cobertura do serviço e facilitar o deslocamento da população até o Fórum Eleitoral.
Com base em dados de demanda, o Departamento de Transporte estima que cerca de 46.229 passageiros devem ser atendidos durante a ação. O número já considera um aumento de 10% em relação à média histórica, prevendo o crescimento no fluxo de usuários em razão da gratuidade.
A iniciativa abrange todo o sistema de transporte coletivo do município. Segundo a Prefeitura, a medida segue orientação da Justiça Eleitoral e reforça o acesso aos direitos políticos. “O histórico de aplicação da gratuidade em pleitos anteriores demonstra sua eficácia como instrumento de garantia de direitos políticos, assegurando que nenhum cidadão seja impedido de regularizar sua situação eleitoral por falta de condições de deslocamento”, destacou o Executivo. (Com assessoria)
Leia também Projeto prevê Wi-Fi em pontos de ônibus e exploração de publicidade em áreas públicas























