O projeto “Banho Solidário” oferecido pela Prefeitura de Ponta Grossa juntamente com a Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG) irá realizar mais uma edição em março.
O projeto consiste em oferecer às pessoas em situação de rua uma estrutura para o banho, roupa limpa, tomar sopa e receber um kit de higiene pessoal com shampoo, condicionador, sabonete, cotonete, fio, pasta e escova dental, pente de cabelo, toalha de banho e para os homens aparelho de barbear e toalha de banho.
O atendimento às Pessoas em Situação de Rua em Ponta Grossa é concentrado no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua – Centro POP, que funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 17h. Nos finais de semana, são oferecidos serviços de abordagem, acolhimento institucional e albergue noturno.
Leia também: Moradores de PG se unem para pedir mais segurança na praça Barão do Rio Branco
Considerando a dinâmica da população em situação de rua, que pode variar de 80 a 100 casos diários, incluindo pessoas itinerantes, a necessidade de ações pontuais se faz presente. É nesse contexto que o “Banho Solidário” ganha destaque, oferecendo suporte às demandas da população em situação de rua nos finais de semana, quando enfrentam dificuldades para garantir sua higiene pessoal.
A ação terá início no mês de março de 2024, ocorrendo todos os primeiros sábados do mês, com possibilidade de ampliação conforme a demanda. Inicialmente, será realizada na Praça Barão do Rio Branco, onde há uma grande concentração dessas pessoas. Serão oferecidos roupas limpas, kits de higiene pessoal e bucal, além de um lanche, das 8h às 11h.
A equipe multidisciplinar contará com assistente social, psicóloga, educadores e motorista do trailer, possibilitando intervenções e encaminhamentos necessários.
Segundo informações obtidas junto à prefeitura pela equipe do portal Boca no Trombone, o projeto do Banho Solidário já existia, mas agora será sistematizado, começando pela Praça Barão do Rio Branco e, posteriormente, avaliando novos pontos conforme a demanda. “Os serviços voltados à população em situação de rua já estão bem consolidados no município, entretanto a proposta de realizar ações no sábado, ocorre pelo fato de que Centro POP não tem atendimento, proporcionando assim, o café da manhã e banho aos usuários deste serviço e aos demais que necessitarem”, diz a nota.