Agronegócio Destaque

Projeto de Palmeira visa melhoria genética para ovinocultores

Produtores interessados em conhecer sobre o projeto e fazer parte devem entrar em contato com o departamento de agricultura e pecuária

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Departamento de Agricultura e Pecuária do município de Palmeira, através da diretora e Engenheira Agrônoma Thaís de Almeida Santos, juntamente com o corpo técnico do departamento, realizarão um trabalho de melhoria genética no município. O cabanheiro Paulo Dzierwa da Fazenda Serrana da localidade de Palmeira cedeu 01 reprodutor de ovino da raça EAST FRIESIAN, animal com aptidão leiteira com uma produção de 4 litros de leite ao dia, biótipo leiteiro e com apreciável produção de carne e lã.

É uma raça originária da Alemanha, região leste da Frísia, raça muito antiga, havendo referência da mesma desde 1530. A denominação original era OSTFRIESISCHES MILCHSCHAF. Na Argentina é denominada de Raça Frisona, e no Uruguai é denominada de Frisona Milchschaf. No Brasil a denominação da Raça é East Friesian em conotação com a sua região de origem.

Em 2007 a EDVET HD importou 49 embriões da raça East Friesian da Nova Zelândia para a Gaasa e Alimentos Ltda. No entanto, temos poucos exemplares da raça aqui no Brasil, sendo que no Paraná somente na Fazenda Serrana.

O trabalho será realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Palmeira – Departamento de Agricultura e Pecuária (acompanhamento técnico) e a Fazenda Serrana – (patrocinador da genética).

O 1º exemplar da raça EAST FRIESIAN, o animal (tatuagem 49), foi doado para a zootecnista do Departamento de Agricultura e Pecuária e responsável técnica pelo projeto, Juliana F. Borges de Freitas, onde a mesma fará o trabalho nas propriedades do município e região, o animal já está alocado na Fazenda Capão das Pombas, do produtor Senhor Ubiratan Borges do município de Porto Amazonas.

Produtores interessados em conhecer sobre o projeto e fazer parte devem entrar em contato com o departamento de agricultura e pecuária, através do telefone (42) 3909-5011.

Leia também: Identificado motorista que morreu após colidir carro em árvore na PR-160


    Boca no Trombone

    Boca no Trombone

    O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

    Comentar

    Clique aqui para comentar

    BNT Vídeos

    Quer receber as Newsletter BnT?

    Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone