SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 13°C ☁️
Publicidade
Últimas

Projeto Polícia de Fronteira começa a operar; veja como serão as 11 bases

Durante a inauguração, o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, destacou que a criação das bases resulta de estudos detalhados sobre o cenário criminal

Projeto Polícia de Fronteira começa a operar; veja como serão as 11 bases
AEN
Publicidade

O Governo do Paraná inaugurou nesta quarta-feira (21) a primeira Base Operacional do projeto Polícia de Fronteira, instalada em Ribeirão Claro, no Norte do Estado, a poucos quilômetros da divisa com São Paulo. A nova estrutura marca o início de uma estratégia para reforçar o combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas, ao contrabando e a crimes transfronteiriços, ampliando a presença das forças de segurança nas regiões que fazem limite com outros estados e países.

O projeto prevê a implantação de 11 bases físicas e a integração de sistemas de informação, permitindo atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil e guardas municipais. A operação combina patrulhamento especializado, tecnologia de ponta e inteligência policial. As unidades contam com viaturas RAM 3500, armamento pesado, interoperabilidade entre diversos bancos de dados e acesso às imagens das câmeras do programa Olho Vivo, ampliando a capacidade de resposta a flagrantes e operações coordenadas.

Durante a inauguração, o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, destacou que a criação das bases resulta de estudos detalhados sobre o cenário criminal e atende a uma determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“O objetivo é proteger não apenas nossas fronteiras, mas também as divisas com as regiões Sul e Sudeste. Vamos combater de forma rigorosa o crime organizado, coibindo o tráfico de drogas, de armas e o contrabando”, afirmou.

Cada unidade receberá investimento de R$ 5 milhões, incluindo infraestrutura, novos fuzis, cães de faro e veículos específicos como as caminhonetes Dodge RAM. O secretário também anunciou o reforço no efetivo policial.
“Teremos a contratação de mais 4 mil policiais militares, que atuarão em todo o Estado e nas novas bases previstas para 2026 e 2027”, disse.

A base de Ribeirão Claro é a primeira a entrar em operação. Outras dez estão em construção nos municípios de Sengés, Porecatu, Itaguajé, Querência do Norte, Diamante do Norte, Icaraíma, Santa Helena, Capanema, Vitorino e Campo do Tenente. O objetivo é criar uma malha integrada de proteção terrestre, náutica e aérea, reforçando o monitoramento das fronteiras estaduais.

O projeto também mira o combate aos crimes transfronteiriços. Em 2025, o Paraná liderou as apreensões de drogas no Brasil, somando 566 toneladas — resultado da proximidade com o Paraguai e da intensificação das ações de fiscalização nas rotas do tráfico.

Para o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente-coronel Edilson Martins do Prado, o Estado vive um período de transformação na segurança pública.
“As bases estratégicas serão suporte para todas as instituições e vão fortalecer a logística integrada. Estamos atentos ao controle de acesso, à proteção das pessoas e do patrimônio, gerando reflexos positivos em todo o Paraná e até no restante do país”, destacou.

O prefeito de Ribeirão Claro, Lisandro Baggio, celebrou a escolha do município para receber a primeira unidade.
“Essa base vai atender toda a macro região do Norte Pioneiro, reforçando o combate ao crime organizado e ao narcotráfico. É um avanço que traz mais segurança e prosperidade para a população”, avaliou.

A inauguração ocorre no mesmo dia em que o Ministério da Justiça atualizou os dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). O relatório mostra que o Paraná teve redução de 24% nas mortes violentas em 2025, o segundo melhor resultado do país. Também houve queda de 20% nos casos de feminicídio, reflexo de políticas como o programa Mulher Segura, que intensifica ações de proteção, educação e atendimento às mulheres.

Leia também Homem é preso após agredir a companheira em Ponta Grossa

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →