Projeto prevê trabalho de detentos na gestão de resíduos e avança no Senado
O projeto, de autoria do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), permite que pessoas condenadas atuem em serviços como triagem, reutilização e reciclagem de materiais

A participação de presos dos regimes fechado e semiaberto em atividades relacionadas à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos avançou no Senado Federal. A proposta foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O projeto, de autoria do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), permite que pessoas condenadas atuem em serviços como triagem, reutilização e reciclagem de materiais. As atividades poderão ser realizadas por meio de fundações, empresas públicas ou convênios entre governos e a iniciativa privada.
RESSOCIALIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Relator da proposta, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) apresentou parecer favorável ao texto. Segundo ele, a iniciativa contribui tanto para a reintegração social dos presos quanto para o fortalecimento de políticas ambientais.
Durante a análise na comissão, o relatório foi lido pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO). O parecer destacou que a legislação atual já permite a implantação de oficinas de reciclagem dentro das unidades prisionais e que existem experiências nesse modelo em funcionamento no país.
MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO
A proposta altera a Lei de Saneamento Básico e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o objetivo de ampliar oportunidades de trabalho para detentos e incentivar práticas sustentáveis.
Com a aprovação na Comissão de Meio Ambiente, o texto seguirá agora para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, onde passará por nova análise antes de avançar na tramitação. (As informações são da Agência Senado)
Leia também Assistência Social de PG terá novas diretrizes para os próximos quatro anos























