Campos Gerais

Projeto ‘Queijarias de Palmeira’ quer fortalecer o setor de laticínios

Foto: Rogerio Júnior
Aqueles que alcançarem todos os requisitos serão aceitos no sistema de inspeção municipal e poderão vender seus produtos em estabelecimentos comerciais

O Sebrae/PR, a Prefeitura de Palmeira e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) estão juntos no projeto Queijarias de Palmeira, criado com o objetivo de organizar e fortalecer as queijarias do município, além de fomentar a facilitar a formalização dos negócios para que alcancem mais mercado e ganhem visibilidade.

O município, conforme dados do Valor Bruto de Produção (VBP), referentes a 2021, é o quinto maior produtor de leite da região, com 69,4 milhões de litros. O evento de lançamento do projeto foi realizado na última terça-feira (19).

Conforme a extensionista do IDR-Paraná, Flávia Leão Almeida Silva, um dos desafios do projeto é identificar quantos são os produtores que estão atuando na informalidade. O Instituto vai trabalhar diretamente com o agricultor familiar no sentido de auxiliar no acesso ao crédito rural, na elaboração de projetos de investimento e custeio, na adequação ambiental da agroindústria, na regularização do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e da propriedade rural.

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“Hoje, Palmeira tem duas queijarias registradas que produzem o queijo tipo purungo, que é o mais comercializado e produzido na cidade que busca um reconhecimento nacional: o selo de Identificação Geográfica (IG). Por isso, a importância do projeto em identificar quais são e quantos são os que estão na informalidade e trabalhar diretamente com esse público”, pontua.

A veterinária do Departamento da Agricultura e Pecuária, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Palmeira, Carolina Marie Sundin de Paula, explica que o projeto terá duração de 18 meses e que os participantes precisam cumprir uma série de requisitos, que serão validados a cada três meses.

Aqueles que alcançarem todos os requisitos serão aceitos no sistema de inspeção municipal e poderão vender seus produtos em estabelecimentos comerciais de Palmeira. Ainda na fase do projeto, os participantes poderão comercializar os queijos em feiras e atividades de turismo rural da cidade.

“Com isso, esperamos fomentar a agricultura familiar e oferecer consultorias em todas as etapas, incluindo os cuidados com os animais, prevenção de doenças até a fase da produção”, comenta Carolina, que é coordenadora do projeto.

A consultora do Sebrae/PR, Érica Aline Pinheiro, afirma que é possível contribuir com a organização do setor com as soluções do portfólio da instituição, com subsídios nas análises laboratoriais do leite e orientações sobre formalização, formação de preço de venda e acesso a crédito para que os produtores possam fazer adequações necessárias nas instalações com o objetivo de conquistar o selo do serviço de inspeção, por exemplo.

“Algumas soluções serão oferecidas por meio da Sala do Empreendedor, como as oficinas, e outras por meio do Sebraetec, programa que que subsidia os pequenos negócios no acesso a serviços tecnológicos com foco na melhoria de processos, produtos, serviços e inovação. A cidade, apesar de ser forte na produção de leite, ainda concentra muitas empresas que atuam na produção de derivados na informalidade”, diz.

O evento de lançamento contou com uma série de palestras informativas sobre a importância da rota dos queijos e seu desenvolvimento, e com a participação de produtores locais, como Carol Baptista, da Queijaria Família Baptista, que falou sobre perspectivas do sistema de produção.


Das assessorias

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