Candidata à reeleição, a prefeita Elizabeth Schmidt (União) esteve presente na reunião do Conselho de Segurança de Ponta Grossa, realizada na noite desta desta terça-feira (20), na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg).
No encontro, a candidata conversou com representantes da área de segurança pública, além de lideranças da sociedade civil, sobre ações importantes de sua gestão a as propostas que estão em seu plano de governo.
Durante o encontro, Elizabeth ressaltou que a Guarda Civil Municipal (GCM), que ganhou 100 novos agentes em 2024, irá se transformar na Polícia Municipal. “É o melhor caminho que temos para fortalecer ainda mais a nossa segurança municipal. Assim que a legislação federal permitir a mudança, iremos realizar essa transformação”, diz a candidata.
Com investimentos de mais de R$ 18 milhões nos últimos três anos e meio, a prefeita Elizabeth garantiu 21 novas viaturas, coletes à prova de balas e armamentos de qualidade para a Guarda Municipal, além de realizar treinamentos constantes e implantar o programa ‘Vizinhança Segura’ – que possibilita a utilização de imagens das câmeras de segurança de moradores e comerciantes para aumentar a segurança nos bairros.
Muralha Digital
Em 2024, Elizabeth ainda lançou a Muralha Digital, que está em processo de implementação e irá coibir ainda mais a criminalidade nas ruas do município. Com investimento de R$ 4,9 milhões, a Muralha Digital possui sistema de monitoramento por câmeras em alta definição com reconhecimento facial, detecção de intrusão, leitura de placas veiculares e inteligência.
O sistema ainda terá a integração das câmeras já existentes em pontos da cidade de Ponta Grossa: nos radares, no Estacionamento Regulamentado (EstaR) e também dos imóveis particulares que estão no programa Vizinhança Segura.
Veja outras propostas de Elizabeth na área da Segurança Pública, apresentadas ao Conselho:
- Criação da Divisão Antidrogas e o Grupamento de Combate ao Microtráfico;
- Criação de Grupamento de Proteção aos Idosos
- Criação de Grupamento de Patrulha Rural;
- Criação do Observatório de Segurança Pública, composto por lideranças da cidade, para subsidiar por meio de relatórios, dados e estudos, ações das forças de segurança de Ponta Grossa;
- Elaboração do ‘Pacto pela Vida PG’, com a criação de um grupo de trabalho composto por policiais, Ministério Público, Poder Judiciário, Sistema Prisional e Assistência Social;
- Utilizar inteligência artificial para análise meteorológica na Defesa Civil;
- Implantação de cinco “Centros Comunitários da Paz”, com oferta de orientação jurídica, assistência social, aulas de artes marciais e esportes.
Com informações da assessoria
Leia também: Saiba quem são os candidatos à vereador em Tibagi nas eleições