Provedor da Santa Casa prevê entrega de bunker de radioterapia para julho
Com a nova estrutura, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento oncológico em Ponta Grossa e região

O provedor da Santa Casa de Ponta Grossa, Juarez Carvalho, afirmou nesta sexta-feira (29) que a obra do bunker que vai abrigar o novo equipamento de radioterapia está em fase final. Segundo ele, a previsão é que a estrutura esteja pronta para inauguração oficial a partir do dia 20 de junho.
Apesar da conclusão da obra, o início do funcionamento do equipamento ainda depende de etapas técnicas e de fiscalização. Juarez explicou que a máquina precisa passar por testes e pela liberação da nova Agência Nacional de Segurança Nuclear.
“A previsão é de que, a partir do dia 1º de julho, esteja entregue o equipamento e já esteja pronto para as condições normais de fiscalizações. O início das atividades, dependendo do prazo que a agência tem para vir fiscalizar, deve entrar em operação no final de agosto ou início de setembro”, afirmou.
O provedor destacou ainda que a equipe que atuará no serviço já está preparada. A partir da próxima semana, profissionais entram em treinamento, incluindo dois físicos médicos, um dosimetrista e um radioterapeuta.
Juarez também agradeceu o apoio do Município e da Câmara de Vereadores. Segundo ele, emendas impositivas viabilizaram a aquisição de um novo tomógrafo especial para atendimento dos pacientes em tratamento de radioterapia.
“Isso fez toda a diferença para nós entregarmos um serviço completo”, destacou.
O provedor ressaltou que a união de esforços entre Governo Federal, Estado, Município, parlamentares e a própria Santa Casa permitiu avanços importantes na estrutura de atendimento oncológico em Ponta Grossa.
Segundo Juarez, a Santa Casa mantém 94% de sua estrutura voltada ao atendimento de pacientes do SUS. Para ele, os novos investimentos reforçam o papel do hospital como referência em saúde pública.
“A Santa Casa já é uma referência do SUS para a saúde pública. Tivemos um avanço em tecnologia significante e que traz mais segurança para o tratamento da população atendida pelo SUS”, afirmou.
Com a nova estrutura, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento oncológico em Ponta Grossa e região, oferecendo tratamento com tecnologia mais avançada para pacientes que dependem da rede pública de saúde.
Leia também Enio Verri ressalta papel da Itaipu na ampliação da saúde pública em Ponta Grossa























