Em conferência realizada no último sábado (11/06), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) optou pela candidatura própria ao governo do Paraná nas eleições de outubro. A professora Angela Machado foi confirmada como pré-candidata da legenda e será o nome do partido na disputa pelo governo do estado. Professor Gadini era o nome indicado pelo partido na condição de vice-governador, mas optou por não participar da disputa em 2022. O vice na chapa deve ser indicado pela Rede, que integra federação partidária junto com o PSOL. No encontro realizado no último final de semana, o PSOL também confirmou o atual presidente estadual, Laerson Matias como pré-candidato ao senado pelo partido.
Sobre a desistência na composição da chapa, Gadini divulgou a seguinte nota:
“Agradeço as incontáveis manifestações de apoio e solidariedade, mas optei por não participar da disputa em 2022. Ciente de minha responsabilidade e compromisso na defesa de direitos sociais e de políticas públicas que atuais governos (estadual e federal) retiram da maioria da população, seguimos em luta. Para isso, é fundamental que o PSOL supere cláusula de barreira em nível nacional (que extingue partidos que não atingirem, na eleição de outubro, 2% dos votos válidos, distribuídos em 1/3 das unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos em cada estado ou terão de eleger 11 deputados federais em pelo menos nove estados do País).
[RELACIONADAS]
Lançar candidaturas próprias nos estados é, portanto, também uma forma de defender a autonomia partidária. E, em um segundo turno, sem dúvida, vamos apoiar projetos que assumem defesa dos interesses da maioria da população. Obrigado, de coração, aos Amigo/as, Compas, parceiros, Colegas e demais pessoas dos mais diversos setores sociais e cidades do Estado que, gentilmente, enviaram mensagem, telefonaram e/ou manifestaram apoio à pré-candidatura de vice-governador em redes sociais. Seguimos juntxs nas lutas solidárias, sempre, pois a verdadeira unidade coletiva se constrói em ações cotidianas e não apenas em momentos eleitorais!”