SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 13°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Queda milionária no IPVA impacta cofres da Prefeitura de Ponta Grossa; entenda

O Município de Ponta Grossa registrou uma redução de R$ 18 milhões nos repasses do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) durante os quatro primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (28), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. Percentualmente, a queda […]

PrefeituraPG_Fachada_FotoFabioDaniel-3
Foto: Fábio Daniel
Publicidade

O Município de Ponta Grossa registrou uma redução de R$ 18 milhões nos repasses do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) durante os quatro primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (28), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. Percentualmente, a queda supera 22%.

Segundo o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, o valor representa recursos que poderiam ser destinados a investimentos em áreas importantes da cidade. “Para a população ter uma ideia, esse valor representa, por exemplo, o que poderia ser investido em cinco novas Unidades de Saúde ou 10 quilômetros de asfalto pela cidade. Esta perda de receita tem um impacto significativo e é um alerta que vínhamos fazendo desde o ano passado, comprovado a cada repasse recebido desde o início deste ano”, afirmou.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

Apesar da redução nos repasses estaduais entre janeiro e abril, a Prefeitura ampliou os investimentos em Educação e Saúde na comparação com 2025. Na Educação, os recursos passaram de R$ 150 milhões para R$ 183 milhões, um aumento de 21,78%. Já na Saúde, os investimentos cresceram mais de 18%, passando de R$ 81 milhões para R$ 96 milhões ao final do primeiro quadrimestre.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que o Município busca manter os investimentos nas áreas consideradas prioritárias pela população. “Estamos superando as dificuldades e reafirmando o compromisso de ampliar o orçamento e o investimento público nas áreas essenciais e prioritárias. Em todas as consultas públicas realizadas, Educação e Saúde sempre são as maiores demandas da população e assim nós estamos trabalhando”, ressaltou.

Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária

Diante da queda na arrecadação relacionada ao IPVA, a Prefeitura também intensificou as ações de conscientização sobre o pagamento de tributos municipais e a cobrança de contribuintes inadimplentes. De acordo com Grokoviski, a inadimplência atual chega a 26,72%, o que representa R$ 25 milhões em IPTU e Taxa de Lixo que deixaram de entrar nos cofres públicos nos primeiros quatro meses do ano.

“Nossa inadimplência hoje está na casa de 26,72%, já são R$ 25 milhões de IPTU e Taxa de Lixo que deixaram de entrar nos cofres do Município nesses primeiros quatro meses. Vamos buscar estes recursos através de negativação, protesto e ajuizamento. No período em que a cidade perde receita, precisamos reduzir a inadimplência”, explicou o secretário.

*Com informações da assessoria

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →