Queda milionária no IPVA impacta cofres da Prefeitura de Ponta Grossa; entenda
O Município de Ponta Grossa registrou uma redução de R$ 18 milhões nos repasses do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) durante os quatro primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (28), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. Percentualmente, a queda […]

O Município de Ponta Grossa registrou uma redução de R$ 18 milhões nos repasses do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) durante os quatro primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (28), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. Percentualmente, a queda supera 22%.
Segundo o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, o valor representa recursos que poderiam ser destinados a investimentos em áreas importantes da cidade. “Para a população ter uma ideia, esse valor representa, por exemplo, o que poderia ser investido em cinco novas Unidades de Saúde ou 10 quilômetros de asfalto pela cidade. Esta perda de receita tem um impacto significativo e é um alerta que vínhamos fazendo desde o ano passado, comprovado a cada repasse recebido desde o início deste ano”, afirmou.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
Apesar da redução nos repasses estaduais entre janeiro e abril, a Prefeitura ampliou os investimentos em Educação e Saúde na comparação com 2025. Na Educação, os recursos passaram de R$ 150 milhões para R$ 183 milhões, um aumento de 21,78%. Já na Saúde, os investimentos cresceram mais de 18%, passando de R$ 81 milhões para R$ 96 milhões ao final do primeiro quadrimestre.
A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que o Município busca manter os investimentos nas áreas consideradas prioritárias pela população. “Estamos superando as dificuldades e reafirmando o compromisso de ampliar o orçamento e o investimento público nas áreas essenciais e prioritárias. Em todas as consultas públicas realizadas, Educação e Saúde sempre são as maiores demandas da população e assim nós estamos trabalhando”, ressaltou.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária
Diante da queda na arrecadação relacionada ao IPVA, a Prefeitura também intensificou as ações de conscientização sobre o pagamento de tributos municipais e a cobrança de contribuintes inadimplentes. De acordo com Grokoviski, a inadimplência atual chega a 26,72%, o que representa R$ 25 milhões em IPTU e Taxa de Lixo que deixaram de entrar nos cofres públicos nos primeiros quatro meses do ano.
“Nossa inadimplência hoje está na casa de 26,72%, já são R$ 25 milhões de IPTU e Taxa de Lixo que deixaram de entrar nos cofres do Município nesses primeiros quatro meses. Vamos buscar estes recursos através de negativação, protesto e ajuizamento. No período em que a cidade perde receita, precisamos reduzir a inadimplência”, explicou o secretário.
*Com informações da assessoria























