Rafael Augusto se destaca no basquete ponta-grossense e avalia caminho para 2026
A história de Rafael Augusto no basquete é construída com persistência, aprendizado e escolhas ousadas. Revelado no Sub-12 do NBPG, entre 2019 e 2020, foi nesse período que nasceu a paixão pela bola laranja. Mesmo com a pandemia interrompendo o calendário esportivo, o basquete nunca saiu do radar do atleta. No Sub-14, Rafael enfrentou um […]

A história de Rafael Augusto no basquete é construída com persistência, aprendizado e escolhas ousadas. Revelado no Sub-12 do NBPG, entre 2019 e 2020, foi nesse período que nasceu a paixão pela bola laranja. Mesmo com a pandemia interrompendo o calendário esportivo, o basquete nunca saiu do radar do atleta.
No Sub-14, Rafael enfrentou um dos primeiros obstáculos ao não ser aprovado em uma peneira. A negativa, porém, se transformou em oportunidade. Observado pelo técnico do Sub-15, recebeu convite para a escolinha e, posteriormente, para integrar o grupo da categoria, onde passou a ganhar minutos em quadra e experiência competitiva.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
Em 2024, veio um salto importante na trajetória. O atleta participou do Chico Time Out, em Curitiba, e da Clínica Internacional Foz Basquete, em Foz do Iguaçu, evento que reúne atletas do Brasil, Paraguai e Argentina, além de técnicos renomados. Entre eles, o treinador do Vasco da Gama, Léo Figueiredo, que acompanhou os trabalhos.
Demonstrando comprometimento com a evolução, Rafael já está inscrito para as próximas edições desses eventos, previstas para acontecer entre 26 e 30 de janeiro de 2026, reforçando a busca por crescimento técnico e vivência em alto nível.
Durante esse processo, reencontrou o amigo e referência Wilsinho, participou de treinos decisivos e chamou a atenção da comissão técnica, o que resultou em um convite para treinar com o time adulto e, posteriormente, integrar o elenco Sub-20.
Mesmo jovem, com apenas 15 para 16 anos, Rafael tomou uma decisão madura ao mudar de cidade e passar a morar sozinho para seguir o sonho no basquete. Duas semanas depois, estreou no Sub-20, atuando cerca de 25 minutos, demonstrando personalidade e confiança.
As oportunidades seguiram surgindo: amistoso contra a Seleção Catarinense Sub-16, apresentação ao técnico de Brusque, treinos com o adulto e Sub-17 do SER Brusque e participação nos Joguinhos. Já no Sub-18, confirmou sua evolução ao converter quatro bolas de três em um jogo decisivo.
Definição do futuro
Agora, Rafael vive um novo momento de definição. Para 2026, o atleta avalia duas possibilidades: atuar pelo projeto de Tatuí, em São Paulo, ou seguir em Ponta Grossa, defendendo a LDPG. A decisão envolve aspectos esportivos, pessoais e de desenvolvimento, e deve ser tomada nos próximos meses.
Com formação sólida, experiência fora do estado e evolução constante, Rafael Augusto basquete é um nome que segue em ascensão e merece atenção no cenário regional.
*Com informações da assessoria























