Um levantamento realizado com exclusividade pelo Portal Boca no Trombone Ponta Grossa, com base em dados obtidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI) e do acompanhamento permanente realizado pelo Observatório Social de Ponta Grossa mostra, em detalhes, a produtividade de cada um dos 19 parlamentares que integram a Câmara Municipal de Vereadores.
Para chegar aos números apresentados abaixo, foram utilizados os dados referentes ao total de projetos (de única autoria), moções e indicações de cada parlamentar, ao longo dos primeiros seis meses deste ano de 2022.
Parte dos dados divulgados aqui estão disponíveis através do site #acompanheseuvereador, que é alimentado de forma constante pela equipe do Observatório Social de Ponta Grossa. O presidente da entidade, o advogado Henrique Henneberg, comenta que esta ferramenta é importante para ajudar a população a acompanhar a produção de cada um dos parlamentares.
“Sem o controle social é difícil de exercer a cidadania, não é necessário que a população vá a cada seção, mas pode acompanhar pelo site do observatório a atuação de cada vereador, projetos apresentados e um resumo dos trabalhos”
Confira na entrevista completa:
[youtube=https://youtu.be/2S-vbQvsCz8]
Conforme especifica o Regulamento Interno da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, estão entre as atribuições de cada parlamentar apresentar os projetos, fiscalizar as ações do Poder Executivo e, também, apresentar indicações de serviços e melhorias que precisam ser feitos, além de moções de aplauso, apelo e de repúdio. Segundo esse critério, o vereador mais atuante em Ponta Grossa, com base nos primeiros seis meses do ano, é Joce Canto (PSC), seguido por Missionária Adriana (SD) e Dr. Érick (PSDB).
Joce Canto afirma que seus projetos são baseados nos em anseios da população, seu mandato é pautado na fiscalização do município, com responsabilidade e transparência.
[anchor=https://anchor.fm/bnt-online/episodes/Joce-Canto-fala-sobre-sua-atuao-como-parlamentar-e1o7fo6]
Para a vereadora Missionara Adriana o acompanhamento do trabalho do legislativo é de grande importância, pois incentiva os demais parlamentares a buscarem ter maior atuação junto a comunidade.
[anchor=https://anchor.fm/bnt-online/episodes/Missionria-Adriana-afirma-que-divulgao-dos-trabalhados–importante-e-pode-motivar-os-demais-vereadores-e1o7g50]Doutor Érick afirma que o resultado do levantamento é o seu contato direto com a população e a atitude de cobrar diretamente do
governo ações que impactam na vida da população.
“Esse é o objetivo pelo qual eu entrei na política, para
servir a cidade e aos interesses da população. Nossa atuação destaque é
resultado da nossa abertura direta e contato com a comunidade, que são nossos
olhos e nossos ouvidos nos bairros.
Posso dizer que tenho cumprido meu objetivo como político, e
estou bastante animado para continuar trabalhando a cada dia mais por nossa cidade!
”
Menor produtividade
Segundo os mesmos critérios, se destaca como o menos produtivo da Câmara, o presidente da Casa, o vereador Daniel Milla (PSD), acompanhado do DR Zeca (União Brasil), Divo (PSD) e Jairton da Farmácia (União Brasil).
O Campeão da improdutividade, vereador Daniel Milla, apresentou
4 projetos, 7 moções e nenhuma indicação, o segundo menos produtivo foi Doutor
Zeca, que apresentou 6 projetos, 7 moções e 12 indicações.
Observatório Social do Brasil Campos Gerais – Ponta Grossa
O Observatório Social acompanha os trabalhos do Legislativo na cidade de Ponta Grossa desde o ano de 2011.
A Instituição é mantida por empresários e pela doação realiza por pessoa física. Com trabalho de uma equipe é realizado o acompanhamento do trabalho dos vereadores em todas as seções, onde uma equipe coleta dados, projetos e realiza um detalhamento da produtividade parlamentar e o controle social.
Os dados coletados pelo Observatório estão à disposição da população para que a mesma participe da gestão pública e do controle social.
[RELACIONADAS]