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Ratinho Júnior defende concessões e parceria com a iniciativa privada em evento nacional

O governador Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (15) de uma mesa de debates do CEO Conference 2023, um evento voltado ao público empresarial promovido pelo banco BTG Pactual, em São Paulo.

Ao lado dos governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ele defendeu o modelo de gestão adotado pelo Governo do Paraná a partir de 2019, baseado em concessões à iniciativa privada, eficiência da gestão pública e programas sociais.

Indagado sobre as parcerias firmadas com a iniciativa privada para melhoria da prestação de serviços à população paranaense, Ratinho Junior citou algumas medidas tomadas durante o seu primeiro mandato à frente do Estado e outras que estão em andamento para dar mais dinamismo aos atuais desafios econômicos.

Um dos exemplos citados pelo governador foi a realização dos leilões dos terminais do Porto de Paranaguá. O Paraná foi o primeiro Estado do Brasil a leiloar uma área portuária depois de receber autonomia para administrar os contratos de exploração. Os investimentos garantem estruturas mais modernas e mais eficiência nas operações portuárias, além de gerarem novos empregos e renda no porto e no Litoral. Os negócios são atrativos para o mercado e os processos foram abertos para acompanhamento de toda a comunidade envolvida.

COPEL – Uma medida destacada por Ratinho Junior no debate é o processo de transformação do modelo administrativo da Copel em corporação. A forma, consagrada nos países mais desenvolvidos, é a mais moderna da atualidade e é adotada por empresas como a Vale, Embraer e Eletrobras, gigantes dos seus setores. Dessa maneira, a Companhia estará pronta para as mudanças que vão impactar o setor energético nos próximos anos, voltadas aos compromissos ambientais e de geração limpa.

O Governo do Estado comunicou a Copel no final de 2022 sobre a intenção de transformá-la em uma corporação. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa em um modelo que prevê que a empresa não terá um dono e o capital será disperso. Apesar disso, o Estado seguirá como maior acionista, mantendo uma participação mínima de 15%, e também terá uma ação de classe especial, golden share, com poder de veto, que visa garantir os investimentos da Copel Distribuição de acordo com os interesses da população paranaense.

Em novembro de 2020, a Copel já tinha realizado o desinvestimento da Copel Telecom, a antiga subsidiária de telecomunicações e que foi arrematada por R$ 2,5 bilhões. O leilão aconteceu na B3, superando em quase R$ 1 bilhão o preço mínimo estipulado.

CONCESSÕES RODOVIÁRIAS – Ao falar sobre a relação com o governo federal, o governador lembrou do processo de discussão que culminou na definição de um novo modelo de rodovias. “Trabalhamos muito na definição dessa modelagem em um diálogo extenso com a gestão federal anterior, em especial com o governador Tarcísio de Freitas, quando era o ministro da Infraestrutura, e estamos com um bom diálogo com a atual gestão para avançarmos nos leilões”, afirmou.

Entre os aspectos defendidos pelo Estado perante à União, estabelecidos a partir de amplos estudos técnicos e consultas públicas, estão a manutenção de tarifas mais baixas do que aquelas praticadas nos contratos anteriores, a garantia da realização de um grande pacote de obras para melhoria da infraestrutura viária atual (projetado em mais de R$ 50 bilhões) e a disputa na Bolsa de Valores com disputa livre de preço.

“Dividimos a concessão em seis grandes lotes, com 3.300 quilômetros de rodovias estaduais e federal, o maior pacote da América da Latina, e acredito que em conjunto com o novo governo federal possamos colocar os dois primeiros lotes à disposição do mercado nos próximos meses”, apontou o governador.

NOVA FERROESTE – Classificado pelo Governo do Estado como maior projeto logístico desta gestão, a Nova Ferroeste também integra o pacote de concessões na área de infraestrutura do Paraná defendido por Ratinho Junior. “Este é o nosso grande projeto logístico e que foi considerado pela coroa britânica como o projeto férreo mais sustentável do mundo”, disse o governador.

Em 2022, foi apresentado um leilão sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) em uma rodada de audiências públicas no Paraná e Mato Grosso do Sul, que agora passa pela revisão final, com aprimoramentos do projeto pelo Governo do Paraná a pedido do Ibama para a obtenção do Licenciamento Prévio.

A Nova Ferroeste ampliará as duas pontas da atual Ferroeste, que opera entre os municípios de Cascavel e Guarapuava. Além de ligar Maracaju (MS) com o Porto de Paranaguá, dois ramais vão partir de Cascavel até Chapecó, em Santa Catarina, e Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina e o Paraguai. Ao todo serão 1.567 quilômetros de trilhos que vão passar por 66 municípios nos três estados.


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