O governador Ratinho Júnior e seu partido, o PSD, obtiveram a maioria dos prefeitos eleitos no Paraná nas eleições de 2024. Ao todo, foram 164 cidades que elegeram candidatos(as) do PSD para cargos executivos, o que representa 41% do total de prefeituras do Estado.
No entanto, em Ponta Grossa e região, houve um empate em coligações vitoriosas e derrotadas pelo PSD. De quatorze municípios, em sete a legenda saiu derrotada, enquanto em outras sete, foram vitoriosos.
Em Ponta Grossa, o candidato do governador era Marcelo Rangel, ex-prefeito e secretário de Estado. Ele obteve 21% dos votos válidos no primeiro turno e ficou fora da disputa, vencida por Elizabeth Schmidt, ex-aliada de Rangel.
Em Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Teixeira Soares e Ivaí, os candidatos do PSD apoiados de forma oficial pelo governador (Osmar Blum, Neto Fadel, Tim Milléo, Pitter e Clayton, respectivamente) ficaram em segundo lugar, não sendo eleitos. Em Tibagi, o atual prefeito Butina ficou em terceiro na disputa.
Em contrapartida, o PSD levou a melhor em Palmeira (Altamir Sanson), Sengés (Gerson Nunes), Irati (Emiliano Gomes), Imbituva (Bertoldo Rover), Arapoti (Irani Barros) e Telêmaco Borba (Rita).
Em outras duas cidades da região, o partido de Ratinho Júnior não lançou candidato próprio, fazendo coligações com outras siglas. Em Jaguariaíva, Juca Sloboda (PL) venceu com o apoio do chefe do Estado; já em Ipiranga, o candidato apoiado pelo PSD – Jaime Lenha – saiu derrotado.
Mesmo assim, o desempenho do PSD no Paraná foi determinante para que o partido ultrapassasse o MDB e se tornasse a legenda a comandar o maior número de prefeituras no Brasil, com 887 municípios.
Leia também: Elizabeth promete investimentos em PG e destaca reeleição: “A velha política caiu”