Edit Template
Paraná

Ratinho Junior sanciona perdão de dívidas da Cohapar no Paraná

Ratinho Junior sanciona perdão de dívidas da Cohapar no Paraná Boca no Trombone Ratinho Junior sanciona perdão de dívidas da Cohapar no Paraná
Foto: SECOM
Ratinho Junior sanciona lei que garante o perdão de dívidas da Cohapar até R$ 7 mil e beneficia 17 mil famílias em todo o Paraná.
Publicidade

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na quinta-feira (2) a Lei nº 22.659/2025, que institui o perdão de dívidas da Cohapar para famílias paranaenses com débitos de até R$ 7 mil. A medida beneficia cerca de 17 mil mutuários em todo o Estado e garante a quitação automática de financiamentos habitacionais, com isenção de juros e multas.

De acordo com o Governo do Paraná, o objetivo é permitir que famílias em situação de vulnerabilidade social regularizem seus imóveis e passem a ter segurança jurídica sobre a propriedade. “Essa é uma ação que une justiça social e eficiência administrativa, dando dignidade a milhares de famílias paranaenses”, afirmou Ratinho Junior.

O programa abrange 29 modalidades de financiamento habitacional gerenciadas pela Cohapar ao longo das últimas décadas, como Vila Rural, Promoradia, autoconstrução e mutirões habitacionais. O benefício também vale para casos de sinistros, como incêndios e alagamentos, e para contratos encerrados há mais de cinco anos com parcelas em atraso — nesses casos, o saldo devedor será totalmente perdoado, sem limite de valor.

Outro ponto importante da nova lei é o perdão integral para contratos de cessão de uso a título oneroso, modalidade em que famílias ocupam imóveis da Cohapar mediante pagamento mensal. Para esses casos, a quitação será concedida automaticamente.

Para receber o benefício, o mutuário deve comprovar que o imóvel é de uso residencial próprio e que não há ação judicial contra a Cohapar, exceto nas situações previstas na legislação. A empresa também vai arcar com os custos de emolumentos cartorários, garantindo a regularização fundiária dos imóveis e a emissão das escrituras sem custos adicionais.

As famílias interessadas podem buscar atendimento presencial nos escritórios regionais da Cohapar ou entrar em contato via WhatsApp institucional para obter informações sobre a adesão ao programa.

Com a iniciativa, o Governo do Paraná reforça a política de habitação social e amplia as ações de inclusão e cidadania para milhares de famílias que agora poderão ter seus imóveis totalmente quitados.

Publicidade

Leia também: Motorista embriagado faz manobras perigosas no Lago de Olarias

About the author

Fabiano Blageski

Fabiano Blageski

Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local. 📢 Projeto do Centro de Evangelização busca apoio da comunidade em Ponta Grossa. 📢 Palmeira dá início aos Jogos Escolares com grande público e várias modalidades 📢Empreendedorismo ganha força com capacitação e acesso a crédito. 📢Município de Reserva inicia consulta pública para desenvolvimento do turismo. 📢Prefeitura lança ZapPG para facilitar acesso a serviços municipais.