SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Recadastramento do Passe Livre em PG é obrigatório para manter benefício em 2026

Recadastramento do Passe Livre em Ponta Grossa é obrigatório para migração ao novo sistema e efetivação da lei; Mazer cobra regulamentação

Recadastramento do Passe Livre em PG é obrigatório para manter benefício em 2026
Divulgação
Publicidade

O recadastramento do Passe Livre em Ponta Grossa será obrigatório para que todos os estudantes tenham acesso ao benefício a partir de 2026. A informação foi confirmada pelo secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique de Souza Honesko, em vídeo publicado nas redes sociais do vereador Guilherme Mazer (PT). Segundo ele, a regulamentação da lei aprovada na Câmara será decretada “logo no início do ano de 2026”, mas a continuidade e ampliação do Passe Livre dependem da atualização cadastral dos atuais beneficiários.

O vereador Guilherme Mazer (PT) e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) reuniram-se com o secretário para tratar da efetivação da Lei nº 15.581/2025. A legislação, de autoria de Mazer, garante o Passe Livre Geral para todos os estudantes da rede pública e bolsistas da rede privada, mesmo antes da assinatura de um novo contrato de concessão do transporte coletivo. O processo licitatório baseado na Lei nº 14.585/2023 segue impugnado pela Viação Campos Gerais (VCG).

Conheça o nosso canal do Youtube aqui.

A lei define que cada estudante beneficiário terá direito a quatro passes livres diários, viabilizando deslocamentos educacionais, acadêmicos e cotidianos. Para que isso seja possível, o secretário reforçou que os estudantes que já utilizam o Passe Livre devem realizar o recadastramento até o final deste ano, por meio de formulário online disponibilizado pela administração municipal.

O procedimento é necessário para migração ao Sistema Conecta PG, nova plataforma do transporte público de Ponta Grossa, que substitui os antigos cartões e incorpora recursos como recarga online e integração entre linhas. Conforme informado, poucos estudantes realizaram a migração até o momento, etapa obrigatória antes da abertura de novos cadastros.

Diante disso, o DCE da UEPG manifestou disposição em ajudar na divulgação das informações, incluindo estudantes da educação básica, além de orientar alunos por meio da página oficial da entidade no Instagram.

Leia aqui: Câmara aprova projeto que aprimora o Prata da Casa em Ponta Grossa

O vereador Guilherme Mazer reforçou a importância da medida:

“É muito importante termos o comprometimento público da administração municipal com a regulamentação da lei do Passe Livre para que ela saia, definitivamente, do papel. Entendemos a necessidade técnica do recadastramento dos estudantes que já são beneficiários e, por isso, também atuaremos na divulgação dessa informação. Seguiremos atentos para que, no início de 2026, haja a publicação do decreto de regulamentação e a efetivação dessa conquista, que garante inclusive quatro passes livres diários, um direito fundamental não apenas para os estudantes, mas para todas as famílias que serão diretamente impactadas.”

O formulário oficial para recadastramento está disponível em:
? https://amttdetra.com/questionario/index2.php?i=21

João Maciel
Autoria
João Maciel
Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →