SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

Recicla PG inicia ação do ‘Mês das Mães’ com incentivo ao descarte correto de vidro

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inicia no dia 4 de maio uma campanha especial do programa Recicla PG voltada ao incentivo do descarte correto de vidro. Com o tema “Amor que transforma: vidro que vira futuro”, a ação será realizada ao longo do mês de maio, conhecido […]

recicla pg
Foto: Divulgação/PMPG
Publicidade

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inicia no dia 4 de maio uma campanha especial do programa Recicla PG voltada ao incentivo do descarte correto de vidro. Com o tema “Amor que transforma: vidro que vira futuro”, a ação será realizada ao longo do mês de maio, conhecido como ‘Mês das Mães’, e une conscientização ambiental com estímulo à participação da população, incluindo o sorteio de um kit de beleza entre os participantes.

Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária

A campanha tem como objetivo ampliar o volume de vidro destinado corretamente, além de reforçar a importância do cuidado no descarte desse material, que pode ser reciclado diversas vezes sem perda de qualidade.

De acordo com a dinâmica, entre os dias 4 e 23 de maio, a cada 3 quilos de vidro entregues nos pontos do Recicla PG, o participante passa a concorrer automaticamente ao sorteio. Quanto maior a quantidade destinada, maiores são as chances de participação. O sorteio será realizado no dia 26 de maio, com entrega da premiação prevista para o dia 29.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

A ação também busca alertar sobre os riscos do descarte inadequado de vidro, especialmente para os trabalhadores da coleta e para o meio ambiente. Materiais cortantes, quando descartados de forma incorreta, podem causar acidentes e comprometer o processo de reciclagem. Quando quebrados, devem ser devidamente embalados e identificados antes da entrega.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski, destaca o papel da população na construção de uma cidade mais limpa. “O Recicla PG é um programa que vai além da destinação correta dos resíduos. Ele promove mudança de comportamento. Campanhas como essa mostram que pequenas atitudes no dia a dia fazem diferença para o meio ambiente e para a segurança de todos”, afirma.

Além do Dia das Mães, o mês de maio também reúne datas relacionadas ao meio ambiente, como o Dia Internacional do Combatente de Incêndios Florestais (04/05), o Dia do Gari (16), o Dia Mundial da Reciclagem (17) e o Dia Nacional da Mata Atlântica (27).

Pontos de entrega – Recicla PG

  • Parque Ambiental (Centro)
    Atendimento: segunda a sexta, das 9h às 17h (com pausa de 1 hora para almoço); sábados, das 9h às 13h.
  • Praça Simón Bolívar (Oficinas)
    Atendimento: segunda a sexta, das 9h às 17h (com pausa de 1 hora para almoço); sábados, das 9h às 13h.

O Recicla PG é uma iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com a Soma, a Heineken e o Governo do Paraná. O programa reúne sustentabilidade, tecnologia e educação ambiental, incentivando a destinação correta de resíduos e promovendo a economia circular. O cadastro pode ser feito pelo aplicativo Recicla PG, disponível gratuitamente para smartphones.

Cada tipo de material gera pontuação conforme o peso ou unidade. Entre os itens aceitos estão alumínio (312 pontos por kg), plástico duro (99 pontos por kg), garrafas PET (90 pontos por kg), óleo de cozinha (80 pontos por kg), cápsulas de café (83 pontos por kg), plástico mole (88 pontos por kg), papel e papelão (37 pontos por kg), cartonados (24 pontos por kg), sucata metálica (24 pontos por kg), eletroeletrônicos pequenos (24 pontos por kg), isopor (60 pontos por kg) e vidro (10 pontos por kg). Materiais misturados sem separação somam 4 pontos por kg. Eletrodomésticos grandes podem ser entregues por unidade, com pontuação de 75 pontos cada.

Não são aceitos itens como lixo orgânico, materiais sujos, máscaras, medicamentos, cerâmica, pilhas, lâmpadas, madeira, inflamáveis, resíduos hospitalares e entulho de construção. Os pontos são disponibilizados no momento da entrega e têm validade de 12 meses.

*Com informações da assessoria

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →