Um encontro fora de hora entre o ex-prefeito da cidade de Ponta Grossa Marcelo Rangel e a atual prefeita Elizabeth Schmidt marcou a agenda da chefe do executivo na última terça- feira(18), onde o assunto teria sido assuntos da saúde pública e a polêmica envolvendo o atendimento as crianças através do PAI.
O Pronto Atendimento Infantil (PAI) inaugurando na gestão de Rangel era porta de entrada no Hospital da Criança para o atendimento pediátrico.
Em seu primeiro ano de mandato, sua sucessora Elizabeth realizou um acordo com o Governo do Estado, onde o município cedeu o antigo Hospital da Criança (HC) para a Universidade Estadual dos Campos Gerais (UEPG), a qual assumiu a gestão do ‘hospitalzinho’.
Na sequência o hospital recebeu o nome de HUMAI – Hospital Universitário Materno Infantil, passando a atender pacientes de toda a região, as vagas são administradas via central de leitos.
Como parte do acordo firmado pela prefeitura, o Pronto Atendimento Infantil foi retirado do antigo ‘hospitalzinho’ e foi transferido para a UPA Santa Paula, causando transtornos para pacientes, resultando inclusive em piora de quadros clínicos e até mesmo o óbito de crianças.
Amigos do Hospital da Criança
Anteriormente ao acordo o ‘Hospitalzinho’ era mantido pela Prefeitura de Ponta Grossa e contava com o apoio da Associação Amigos do Hospital da Criança, a qual proporcionou grande parceria e que em 2020 o hospital passou por reformas e recebeu equipamentos e mobiliários novos para o atendimento pediátrico.
Promessas de Rangel
Em nota divulgada por sua assessoria, Rangel afirma que agora o político tem como meta lutar para que o PAI seja reativado.
“Como representante do governo estadual, tenho como meta, restabelecer o atendimento emergencial infantil, e pra isso, irei me reunir com o Governador e secretário estadual para esta viabilização”, disse em nota.
Contudo, Rangel participava ativamente da assessoria do governador do Paraná quando foi contratado como assessor em cargo de comissão em 2021 mantendo-se no cargo até março de 2022 com salário médio de R$21.800,00 mensais, em abril Rangel foi nomeado Superintendente Geral de Inovação do Governo do Paraná.
CPI da Saúde e mais promessas
A promessa de Rangel é de que agora eleito deputado estadual poderá trabalhar para mudar as decisões definidas no acordo entre Elizabeth Schmidt e Estado.
Diante dos escândalos e até mesmo da abertura da CPI da Saúde que investiga irregularidades na gestão municipal, Rangel prometeu apoiar todos os projetos de saúde do município.