SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

Maria Fumaça histórica de PG será revitalizada e realocada; entenda

Locomotiva histórica será restaurada, após abertura de edital do SESC PR. Investimento é de até R$ 1,39 milhão, com execução em 12 meses.

Locomotiva Maria Fumaça nº 250 será revitalizada e exposta no Sesc Estação Saudade em Ponta Grossa
Foto: Assessoria de Imprensa
Publicidade

O Sesc Paraná abriu o Edital de Concorrência nº 102/25 para contratar empresa especializada na revitalização da locomotiva histórica Maria Fumaça nº 250 e de seu tender, que juntos somam cerca de 45 toneladas. O investimento previsto é de até R$ 1,39 milhão, com prazo máximo de execução de 12 meses. A sessão pública de abertura das propostas será realizada no dia 10 de outubro de 2025, às 14h, na sede do Sesc PR, em Curitiba. Empresas interessadas podem acessar o edital completo e anexos no site oficial do Sesc PR ou retirá-lo pessoalmente na sede da instituição.

A Maria Fumaça nº 250 é um símbolo do patrimônio ferroviário do Paraná e parte da memória cultural da região dos Campos Gerais. Sua revitalização procura resgatar a importância histórica da ferrovia para o desenvolvimento econômico e social do estado e criar um novo espaço de fruição cultural e turística no Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa.

O projeto prevê restauração estética e técnica da locomotiva e do tender — vagão utilizado para transportar água e carvão —, garantindo sua preservação e condições adequadas de exposição.

Segundo a gerente da unidade, Mônica Diniz de Souza, a empresa vencedora será responsável por retirar a locomotiva da antiga Estação Paraná, transportá-la para oficina, realizar a reconstrução da chaparia, pintura no padrão original, produção e reposição de peças e, posteriormente, realocação na Estação Saudade.

Mais notícias: Semana do Trânsito começa nesta quinta (18) em PG

“As empresas precisam apresentar atestado de capacidade técnica comprovando que já executaram serviços semelhantes e que têm condições de atender às especificações do edital. Desde que o decreto de outorga foi assinado pela prefeitura, em outubro de 2023, fizemos um levantamento histórico e técnico detalhado para publicar o edital”, destacou Mônica.

A prefeita Elizabeth Schmidt celebrou a iniciativa e ressaltou o valor simbólico da locomotiva. “É um patrimônio que marcou gerações e agora será preservado com todo cuidado que merece. É a nossa história, nossa identidade e a nossa cultura ferroviária sendo valorizadas”, declarou.

Para mais informações sobre o edital, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (41) 3304-2172 e 3304-2202 ou pelo e-mail [email protected].

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →