Gerar renda a partir do óleo de cozinha usado e proteger o meio ambiente da poluição são ensinamentos das oficinas de sabão da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A oficina mais recente reuniu cerca de 20 moradoras de Ponta Grossa nesta terça-feira (28). A atividade integra as ações socioambientais ligadas a obras de esgotamento sanitário no município, que atendem mais de 800 famílias nas microbacias Taquari e Congonhas.
Além de aprenderem a produzir sabão com óleo usado, no curso elas tiveram informações sobre o uso correto da rede de esgoto, sobre problemas ambientais derivados do descarte incorreto de resíduos e sobre a importância do saneamento. Para continuar a produção em casa, as participantes também receberam equipamentos de proteção individual, receitas e material.
Leia também: Caravana Natal Mágico passa por PG e região com espetáculo gratuito em dezembro
O curso foi organizado pela Sanepar com apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sabará, que atende 41 vilas de Ponta Grossa, incluindo o Parque do Café e a Vila Romana, localidades diretamente beneficiadas com as obras de esgotamento sanitário no município. Esta foi a segunda oficina de sabão naquele município neste ano. A capacitação anterior ocorreu também em novembro, em parceria com o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como parte do projeto Mulheres em Ação.