Cidades

Santa Casa de Itararé recebe cobrança de vereadores após velório de menino ser interrompido

Santa Casa de Itararé recebe cobrança da câmara de vereadores após velório de menino ser interrompido Boca no Trombone Santa Casa de Itararé recebe cobrança da câmara de vereadores após velório de menino ser interrompido
Reprodução
Câmara cobra explicações da Santa Casa sobre retirada de corpo de criança durante velório, exige resposta em 5 dias e pode abrir investigação se necessário.

A Câmara Municipal de Itararé enviou nesta quinta-feira (9), um ofício à Santa Casa de Misericórdia solicitando esclarecimentos sobre um incidente ocorrido no dia 7 de janeiro, relacionado ao uso das salas do necrotério da instituição. O caso, que ganhou grande repercussão nas redes sociais e na imprensa, gerou comoção e indignação entre os moradores da cidade.

Segundo relatos e vídeos amplamente compartilhados, a família de uma criança de dois anos, que realizou o velório no local, precisou retirar o corpo durante a madrugada para transferi-lo para a capela municipal. Isso teria acontecido para atender a uma reserva feita pela família de um parente do ex-prefeito de Itararé, Heliton do Valle. Apesar disso, o ofício aponta que a sala inicialmente ocupada pela criança fica fechada durante todo o dia, enquanto o velório do outro familiar acontecia em outra sala.

O ofício nº 6/2025, assinado em nome de todos os vereadores, exige explicação formal da Santa Casa no prazo impreterível de cinco dias. A Câmara destacou que, como instituição subsidiada com recursos públicos, a Santa Casa tem o dever de zelar pela transparência e de prestar serviços de qualidade.

A ausência de respostas ou a entrega de informações incompletas poderá levar à instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar o caso, conforme indicado pelos parlamentares. “O episódio explicativo foi elaborado, considerando o impacto social e o dever da instituição de atender a comunidade com dignidade”, reforça.

A Câmara Municipal informou que continuará acompanhando o caso até o fechamento e reafirmou o compromisso de prestar esclarecimentos à comunidade sobre o andamento das apurações. A expectativa agora é aguardar a manifestação oficial da Santa Casa, que deverá esclarecer os motivos que levaram à retirada do corpo da criança durante um momento tão delicado para a família.

Leia também: Investigação sobre a morte de bebê no Paraná envolve metapneumovírus

Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do tempo de hoje (9) Obra da “Saúde” inacabada em Castro Previsão do tempo para hoje (8) BnT e MasterMind oferecem conteúdo para o seu sucesso Novo vídeo comprova avistamnte de OVNI no céu de Ponta Grossa Previsão do tempo para hoje (7) Veja como ficou o Lago de Olarias depois do Revellion