Pelas redes sociais, o médico e secretário de saúde de Castro, Matilvani Moreira, revelou que foi aberta investigação para apurar o caso da morte da bebê dentro da barriga.
A moradora que revelou o caso para o BNT, acusa a falta de atendimento adequado na unidade de saúde do distrito de Socavão e no Hospital Anna Fiorillo Menarim (nstituto Moriah) de ter levado à morte de sua neta dentro do útero. A gestante, que estava com quase 41 semanas, enfrentou dificuldades para conseguir consultas no fim da gestação e, mesmo após procurar atendimento diversas vezes relatando que o bebê não se mexia, foi mandada para casa sem um diagnóstico preciso. Relembre todo o caso
De acordo com o secretário no vídeo divulgado, o avô me ligou às 21h40 do dia 21 de março e contou que estava com dificuldades no atendimento da sua filha e neta no Hospital Anna Fiorillo Menarim (Instituto Moriah). “Imediatamente entramos em contato com os diretores do Instituto Moriah e passamos a ajudar para que fosse realizado o que ele pediu. Ainda na madrugada do dia 22 (sábado) realizou-se um ultrassom em Ponta Grossa que lamentavelmente mostrou que a bebê não estava viva”, disse o secretário Matilvani Moreira.
O secretário ainda comenta que “diante disso era necessário uma cesariana. É impossível transformar em palavras tudo que sentimos diante da tristeza e da sensação de impotência que tomou conta de nós. O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, reitera a solidariedade a família e está tomando as providências para que tudo seja esclarecido. O Comitê Municipal de Prevenção a Mortalidade Materno Infantil e Fetal de Castro, já está investigando o caso”.
Por fim, Matilvani esclarece “um processo de sindicância 02/2025 foi instaurado no Hospital Anna Fiorillo Menarim. Também haverá uma sindicância na Secretaria Municipal de Saúde para investigar tudo que aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Socavão. A Terceira Regional de Saúde também está tomando as providências necessárias. Não é normal o que aconteceu. Identificados os culpados serão punidos com o rigor da lei. Tristeza profunda”.
Após a publicação do BNT, a prefeitura emitido nota durante o sábado (22). Relembre
Leia também: Castro apresenta atrativos e opções de lazer na Expo Turismo Paraná 2025