Ponta Grossa

Saúde faz alerta sobre registro de casos da doença ‘mão-pé-boca’

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está fazendo um alerta aos pais sobre o registro de casos da Síndrome ‘mão-pé-boca’ principalmente em crianças menores de cinco anos em Ponta Grossa. A doença é provocada por um vírus. Pode causar aftas na boca e lesões nas mãos e nos pés. Os sintomas duram cerca de uma semana e a transmissão pode ocorrer por até quatro semanas até a recuperação total da criança.

O presidente da FMS, Rodrigo Manjabosco, reforça que por ser altamente contagiosa, a rede de saúde do município já está sentindo os reflexos com o aumento no número de pessoas que estão procurando atendimento. 

“Muitas crianças pequenas estão adoecendo e a principal forma de contágio é pela saliva, secreção e contato com as fezes. Então é preciso deixar claro que por acometer os bebês, esta doença não tem relação direta com uso ou não das máscaras, mas sim com a falta de higiene adequada, principalmente após as crianças irem ao banheiro”.

   [RELACIONADAS]

A melhor forma de evitar o contágio é manter as medidas de higiene, principalmente durante as trocas de fralda. A FMS já está organizando um trabalho de orientação e treinamento com as professoras dos CMEIs como forma de prevenção e também evitar o registro de novos casos.

 

CUIDADOS

Os pais e responsáveis devem procurar o atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Além das aftas e lesões nos pés e mãos, outros sintomas comuns da síndrome são dor de cabeça, dor de garganta, mal-estar, vômito, diarreia e até a perda de apetite, além de ter alguma dificuldade de engolir. Após o atendimento médico, a recomendação é de que as crianças permaneçam em repouso, tomando bastante líquido e tendo uma boa alimentação. 


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG