O Sebrae/PR lançou, nesta terça-feira (23), a segunda edição da Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência Ponta Grossa e Campos Gerais, na Estação Saudade, em Ponta Grossa. O evento contou com a participação de representantes e empresários de Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Tibagi, Sengés, Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Arapoti, Ortigueira e Palmeira que atuam no setor.
A Jornada contempla uma programação com workshops, imersão, mentorias, dentre outros conteúdos, com o objetivo de sensibilizar os empresários sobre o que é experiência do turismo, na prática, e estimular o desenvolvimento de produtos inovadores. A ação é um dos focos do Destino Turístico Inteligente (DTI), que tem como premissas o turismo inovador, tecnológico, sustentável e acessível, que colabore com o desenvolvimento econômico e na promoção de qualidade de vida local.
Leia também: Prefeitura abre edital para inscrições de Concurso de Música Sertaneja
Conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, os novos produtos passarão por testagem mercadológica antes de compor o catálogo de Experiências Turísticas do Paraná, formatado no ano passado, por meio do Projeto Rede de Agentes de Turismo. Em 2022, a região dos Campos Gerais formatou 11 novos produtos turísticos de experiência: confira aqui.
“A experiência do turista é um dos pilares importantes para que possamos estimular a criação de produtos inovadores para o destino turístico inteligente. A ideia é ofertar novas vivências aos turistas para que possam permanecer mais dias no destino, fortalecendo a integração e consolidando cada vez mais o turismo da região”, frisa Nádia.
Um dos produtos de experiência da região, no segmento saúde, é o Conexão Natureza, criado em 2022, pela Aracê Turismo, agência de turismo em Ponta Grossa. Conforme a sócia administrativa, Rita Martins, o turista pode meditar e relaxar durante a trilha realizada no Parque de Natureza Buraco do Padre, localizado no Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa. Ao final, o visitante é convidado a degustar o chope artesanal comercializado no local.
“Fomos provocados a criar um produto diferenciado e é um roteiro que deu certo. Agora, queremos entrar novamente na jornada”, diz Rita.
Outro produto criado na região é a Coleção Saudade, no segmento de cultura e história, pelo Sesc Paraná, com a proposta de vivência e reconhecimento dentro da Estação Saudade, prédio histórico de Ponta Grossa. A gerente executiva do Sesc Paraná, Mônica Diniz, detalha que a experiência turística, aliada ao álbum de figurinhas, vai além de um objeto simbólico e é uma valorização patrimonial, cultural e sensorial.
“A experiência permite o encontro com personagens como Santos Dumont, Getúlio Vargas, Francisco Búrzio, maquinista, foguista, passageiros e vendedor de bilhetes. Com uma proposta de vivência e reconhecimento dentro da Estação Saudade”, explica Mônica.
O conceito de DTI
No Destino Turístico Inteligente, além da formatação de novos produtos turísticos de experiência, também são trabalhados o fortalecimento do destino indutor, o mapeamento e a sensibilização para a gestão DTI, que é formada pela Secretaria de Turismo de Ponta Grossa, Paraná Turismo, Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCVCVB), Casa do Artesão, Câmara da Mulher Empreendedora, Vale dos Trilhos, Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur Campos Gerais), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia (SEHG), Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Aracê. Em 2023, o trabalho tem continuidade em Ponta Grossa, com ampliação para Castro.