A secretária de Educação de Ponta Grossa, professora Simone Pereira Neves, representa a educação do município, nesta semana (05, 06 e 07), durante o evento “Jornada Formativa pela Aprendizagem”, organizado pelo programa Formar, do Instituto Gesto, na cidade de São Paulo. Ponta Grossa integra a rede Saber em Movimento, convidada para o encontro.
A programação contempla troca de experiências entre educadores e gestores de vários municípios sobre práticas pedagógicas que estão sendo realizadas. Castro (PR) e Francisco Morato (SP) também integram a rede Saber em Movimento.
Leia também: Curso de jornalismo da UEPG lamenta morte do jornalista Helcio Luiz Wendler Kovaleski
Participam do encontro representantes de todos os municípios participantes do programa Formar, de todas as regiões do Brasil. A secretária ponta-grossense participou de uma mesa de trabalhos em que expôs os números e projetos da educação municipal, a partir do foco da equidade adotado pela gestão.
Simone detalhou as ações desenvolvidas em conjunto com as escolas para garantir o direito de aprender de cada aluno, como as ações de busca ativa escolar, visando que os alunos não faltem as aulas; a experiência do assessoramento pedagógico, recomposição da aprendizagem no pós-pandemia, aplicação de metodologias diferenciadas e o trabalho diversificado realizado em Ponta Grossa.
Conforme a secretária, Ponta Grossa tem hoje uma educação que recebe o reconhecimento pelas práticas adotadas em sua rede. “O encontro está sendo de grande relevância, especialmente pelo fato de estarmos presentes com várias redes de ensino, representativas de todo o Brasil, de todas as regiões, e que possuem desafios em comum, especialmente após a pandemia. Entre eles estão a recomposição da aprendizagem, o processo de alfabetização e o desafio da prova SAEB, que ocorrerá no final do ano, com todos os impactos que a pandemia nos trouxe”, comenta Simone.
A gestora avalia que a educação municipal tem sido retratada como experiência de êxito na perspectiva da equidade. “Temos em nossas práticas, como direcionamento, a garantia do direito de todos e de cada uma das crianças, à aprendizagem. Este encontro é uma oportunidade para troca de experiências, para que possamos aprender com os outros e encontrar soluções e estratégias para superar todos os déficits que a pandemia deixou para nossos alunos na educação”, acredita Simone.