O secretário municipal de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, concedeu uma entrevista exclusiva ao BnT News na manhã desta quarta-feira (12), abordando temas relevantes sobre a descentralização da cultura em Ponta Grossa e a segurança do público em eventos realizados em espaços abertos.
Para o secretário, a cultura tem um papel fundamental no fortalecimento da identidade e no bem-estar da população.
“Quando a gente fala em descentralizar, a gente fala em trazer a comunidade do bairro para os prédios públicos de cultura e também levar a arte para a comunidade, e ver como a arte impacta na vida das pessoas”, afirmou.
Leia mais: Caixa inicia pagamento do Abono Salarial na segunda; Confira quem tem direito
Alberto Portugal também destacou a importância de ampliar as atividades culturais para praças e outros espaços urbanos, proporcionando maior acesso às manifestações artísticas.
“Levar um evento para fora representa a democratização do acesso. As pessoas utilizam muito mais as praças do que os espaços públicos fechados. Quando começamos o Natal, que deixou de acontecer apenas no Parque Ambiental, muitos achavam perigoso. Mas nós conseguimos reverter essa ideia, pois enquanto realizamos eventos nesses locais, praticamente nenhuma ocorrência é registrada”, ressaltou.
Sobre o Carnaval de 2025, o secretário afirmou que o evento seguirá um modelo similar aos anos anteriores, mas com novidades para ampliar a participação popular.
“O carnaval deste ano terá um formato bem similar ao de 2024 e 2023, mas vamos contar com mais blocos. Será montada uma grande estrutura de segurança e orientação de público. Teremos o apoio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública e faremos um grande carnaval”, destacou.