SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

Nova adutora do Rio Pitangui deve aumentar em 15% a capacidade de abastecimento em PG

Interligação de domingo (16) exige a paralisação da captação Pitangui, o que poderá causar baixa pressão nas redes ou falta de água temporária na cidade

250314 ponta grossa – adutora pitangui 8
Imagem: Sanepar
Publicidade

Neste domingo (16), a Sanepar fará em Ponta Grossa a interligação da última etapa da obra de duplicação da adutora da captação do Rio Pitangui. A Companhia está antecipando o cronograma de obras, que tinha prazo inicial de conclusão previsto para agosto deste ano, para atender a demanda de água tratada da cidade mesmo nos dias de consumo atípicos e de temperatura elevada.

A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Conte de Oliveira, explica que se trata de uma obra de alta complexidade, e que envolve tubulações e equipamentos de grande porte. “Nossas equipes próprias e contratadas estão trabalhando incansavelmente nas últimas semanas para antecipar estas obras, de modo que ela possa ser colocada em carga já na próxima semana”, adianta. Após a interligação de domingo, serão feitos os testes operacionais para que a adutora comece a operar nos próximos dias.

A interligação de domingo faz parte da obra de aumento da capacidade de adução da captação do Rio Pitangui, que vai possibilitar um incremento de 15% na capacidade de produção do sistema. Nesta etapa, ela inclui a travessia sobre o Rio Pitangui, feita em tubo de aço de 70 centímetros de diâmetro, instalação do 5º conjunto motobomba na captação, além de outros equipamentos, que somam investimento de R$ 3.990.000,00.

Ela integra a obra de duplicação da adutora do Pitangui, onde foram instalados 7 quilômetros de uma nova linha adutora, para transportar a água in natura da captação no rio, até a estação de tratamento, no Jardim Carvalho, onde também foi instalado um novo módulo de tratamento. O investimento, que totaliza R$ 35 milhões, também inclui 15 quilômetros de novas adutoras e redes de abastecimento no setor Central/ Suíço, estações elevatórias, entre outros.

Serviço

A interligação de domingo (16) exige a paralisação da captação Pitangui, entre as 7 e as 19 horas, o que poderá causar baixa pressão nas redes ou falta de água temporária. A previsão é de retomada gradual da operação da captação no período da noite, com normalização do abastecimento no decorrer da madrugada de segunda-feira (17). Na segunda, não haverá manobras no abastecimento.

Poderão ficar desabastecidos principalmente os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

A Sanepar orienta a população a sempre fazer o uso consciente da água tratada, dando prioridade para alimentação e higiene pessoal, sem desperdícios. Atividades que demandam maior volume de água, como lavagem de carros, calçadas, fachadas, regas de jardim e faxinas pesadas, devem ser adiadas.

Com informações da Sanepar

Leia também: Dupla é presa após furtar produtos de estabelecimento em Ponta Grossa

Carlos Solek
Autoria
Carlos Solek
Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →