Durante a cobertura especial do desfile de 202 anos de Ponta Grossa, na última segunda-feira (15), o Portal BnT Online entrevistou o secretário de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Luiz Henrique Honesko. Durante a conversa, o secretário detalhou o andamento de alguns projetos e investimentos realizados pelo Município e desafios da gestão na captação de recursos.
Um dos destaques do secretário foi a licitação, realizada na última semana, de R$ 90 milhões em recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para novas obras de pavimentação. Segundo Honesko, o contrato vai contemplar bairros como o Jardim Paraíso, a Vila São Francisco, Jardim Centenário e toda a região ao redor. “Em breve vamos ter mais um grande contrato de pavimentação no Paraíso, São Francisco, Centenário e toda aquela região. É uma vitória para a comunidade que há anos espera por essas obras”, afirmou.
O secretário também atualizou a população sobre o projeto para o bairro Costa Rica. Um investimento de R$ 38 milhões prevê obras de duas novas ligações entre vilas da região, novo miniterminal de ônibus, além de uma ponte no Rio Verde. Honesko explicou que o andamento depende de liberação da Rumo Logística para utilização de áreas próximas à ferrovia. O documento deve ser encaminhado ao Ministério das Cidades, que liberará o financiamento para posterior análise da Caixa Econômica Federal.
“Estamos trabalhando para que no próximo ano o contrato esteja rodando. Queremos uma contratação integrada, unindo projeto executivo e obra, agilizando o processo”, explicou.

Captação de recursos
Honesko ressaltou que a Prefeitura de Ponta Grossa tem se destacado pela capacidade de captação de recursos, resultado de uma gestão eficiente desde 2021. “Mudou bastante. A prefeita Elizabeth reduziu gastos e aumentou nossa capacidade de pagamento. Isso abriu espaço para grandes financiamentos e projetos de qualidade, que estão transformando a cidade”, disse.
Por fim, o secretário reconheceu que o crescimento de Ponta Grossa traz desafios de gestão e exige soluções cada vez mais complexas. Ele ressaltou a competência da equipe técnica e o investimento em inovação.
“A complexidade dos problemas está aumentando, mas estamos criando soluções de engenharia cada vez mais sofisticadas, terceirizando projetos e buscando novas alternativas. Nosso compromisso é entregar o que a cidade precisa”, concluiu.



Add Comment