Eleições 2024

Segundo turno foi marcado por aumento de abstenções e votos nulos em PG

lacracao-urnas-eletronicas_mcamgo_abr_210920221818-3
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Esse crescimento de 7.028 eleitores ausentes (2,71 pontos percentuais) reflete uma menor participação no segundo turno, fenômeno comum em muitas eleições

As eleições 2024 em Ponta Grossa, que culminou com a reeleição de Elizabeth Schmidt (União), que superou a deputada estadual Mabel Canto (PSDB), no segundo turno, repetindo-se o quadro verificado em 2020, mostrou diferenças no cenário de abstenções entre as duas etapas no que concerne às abstenções, votos em branco nulos e válidos.

Nas eleições de 2024 em Ponta Grossa, a abstenção aumentou do primeiro para o segundo turno, passando de 62.213 ausentes (23,98%) para 69.241 (26,69%). O crescimento foi de 7.028 eleitores ausentes (2,71 pontos percentuais).

Comparando os votos nulos e brancos entre os turnos, observou-se o seguinte:

  1. Votos Brancos: Houve um aumento na quantidade de votos brancos do primeiro para o segundo turno, sugerindo que alguns eleitores optaram por não escolher nenhum dos candidatos finais.
  2. Votos Nulos: Também foi registrado um aumento nos votos nulos, indicando insatisfação ou protesto por parte dos eleitores que compareceram, mas decidiram não validar nenhum candidato.

Leia também ALEP terá alterada sua composição após realizadas as eleições 2024

 


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG