A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está promovendo uma série de atividades dentro da Semana do Meio Ambiente, que começou oficialmente na última segunda-feira (2) e segue até sábado (7). A abertura oficial aconteceu na noite de segunda, mas as ações já começaram pela manhã, com atividades voltadas para alunos da rede municipal.
Em entrevista ao Portal BnT Online, a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski, destacou que a semana tem como objetivo principal a conscientização da população sobre práticas sustentáveis, preservação ambiental e descarte correto de resíduos. “A gente trabalha para que essa consciência comece desde cedo. Por isso, as atividades envolvem muito as crianças, que são multiplicadoras dessas ideias”, destacou.
Gincana Heróis do Clima mobiliza escolas
Um dos destaques da programação é a Gincana Heróis do Clima, realizada no Lago de Olarias. A atividade reuniu alunos das escolas municipais em uma série de jogos educativos. Entre as atividades, esteve um tabuleiro gigante promovido pela Sanepar, que ensinou, de forma lúdica, sobre o uso consciente da água e dos recursos naturais.
Além dos jogos, houve também caça ao tesouro e outras dinâmicas que integram educação ambiental e diversão. “Eles aprendem brincando e já desenvolvem essa consciência sobre a preservação dos recursos naturais, especialmente da água”, explica a secretária.
Recicla PG é sucesso e já recolheu duas toneladas de materiais
Outro projeto que tem se destacado é o Recicla PG, que implantou contêineres fixos para descarte de eletrônicos e materiais recicláveis em dois pontos da cidade: o Parque Ambiental e a Praça Simón Bolívar, no bairro Oficinas. Segundo a secretária, somente no primeiro mês, foram recolhidas duas toneladas de resíduos — uma tonelada em cada estação.
“O Recicla PG está sendo muito bem aceito pela população. As pessoas não precisam mais esperar pelos mutirões de bota-fora. Elas podem levar os materiais recicláveis nos pontos fixos, de segunda a sexta, em horário comercial”, explica. Além disso, quem faz o descarte recebe pontos que podem ser trocados por brindes, materiais escolares e, futuramente, até doações para ONGs cadastradas.
Bota-fora de eletrônicos acontece no sábado
Para quem ainda não conhece o programa, no sábado (7) haverá um bota-fora de eletrônicos no Lago de Olarias. A população poderá descartar celulares, aparelhos antigos e outros itens de forma correta, evitando que esses materiais poluam o meio ambiente.
Programação com palestras, oficinas e plantios
Durante toda a semana, a programação inclui palestras e workshops em parceria com instituições como a Sanepar, Agpar e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa. Os temas abordam sustentabilidade, gestão de resíduos e o marco legal do saneamento básico — um tema que ganhou ainda mais relevância após a crise hídrica vivida recentemente na cidade.
Além das atividades educativas, também estão sendo realizadas ações práticas, como o plantio de 600 mudas de árvores nativas na área do arroio do Lago de Olarias, visando a recomposição da mata ciliar. Na região do Los Angeles, outro plantio com 50 mudas será feito com a participação da comunidade local.
A semana também conta com um reforço nas limpezas dos arroios da cidade e com um projeto de recuperação de nascentes, que já resultou na proteção de 20 nascentes até o momento. “Esse trabalho é fundamental. Nós já temos 150 nascentes catalogadas e, muitas vezes, estamos descobrindo novas, até mesmo dentro de praças públicas”, destacou a secretária.
“Todo dia é dia do meio ambiente”
Carla Kritski reforça que, apesar do nome, a Semana do Meio Ambiente é apenas uma forma de concentrar as ações, mas o trabalho da secretaria acontece durante todo o ano. “Todo dia é dia do meio ambiente. É uma responsabilidade coletiva, e cada um pode fazer a sua parte”, finaliza.
Leia mais: Feira Verde tem três equipes nesta quarta-feira (04) em PG