Durante visita ao Agroleite 2025, realizada nesta sexta-feira (8) em Castro (PR), o senador Sérgio Moro (União-PR) destacou a importância do agronegócio para a economia nacional e criticou a postura do governo federal diante da imposição de tarifas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O parlamentar também comentou com o repórter Matheus de Lara do Portal Boca no Trombone, sobre uma possível candidatura ao governo do Paraná em 2026. Na ocasião, também esteve presente o vice-prefeito de Ponta Grossa, pastor Moisés Faria (MDB).
“Temos que valorizar o que é nosso”, diz Moro sobre produção leiteira
Moro afirmou que foi ao evento para prestigiar os 25 anos do Agroleite, destacando o papel fundamental da cadeia produtiva do leite nos Campos Gerais. Ele classificou o setor como uma verdadeira “cultura do leite”, que vai além da simples produção. Segundo o senador, a evolução tecnológica e os investimentos constantes na genética e manejo do gado leiteiro justificam esse reconhecimento.
Ele ressaltou que o Paraná é hoje o segundo maior produtor de leite do Brasil e que o leite paranaense se destaca pela alta qualidade. Para o senador, eventos como o Agroleite reforçam a importância de valorizar a produção nacional, especialmente em regiões que são referência no setor.
Críticas ao governo federal por falta de diálogo com os EUA
Questionado sobre as tarifas de até 50% aplicadas pelos Estados Unidos a partir desta semana sobre produtos brasileiros, Moro responsabilizou o governo do presidente Lula pela crise nas relações comerciais. Ele declarou que falta disposição por parte do governo federal para sentar à mesa e negociar com os norte-americanos, o que, segundo ele, está prejudicando a economia brasileira.
Moro disse que o Senado tem atuado para pressionar o Executivo a tomar atitudes concretas e buscar uma solução diplomática. Ele afirmou que é contra a imposição de tarifas por parte dos EUA, mas acredita que o problema poderia ter sido evitado com melhor interlocução internacional. Para ele, “chega dessa confusão toda” com um aliado histórico como os Estados Unidos.
Candidatura ao governo do Paraná em 2026 é “decisão provável”
Ao ser questionado sobre as eleições de 2026, Moro revelou que deve tomar uma decisão até o fim de 2025 sobre a possível candidatura ao governo do Paraná. Ele disse que essa é uma decisão provável, mas que, no momento, o foco está nos problemas atuais enfrentados pelo país, como a crise econômica e o aumento da violência.
O senador reforçou que o Paraná precisa de “mãos fortes e seguras” para conduzir o Estado, especialmente diante dos desafios que vêm pela frente. Ele também mencionou que a oposição no Senado tem avançado em pautas importantes nas últimas semanas, o que reforça sua atuação no Congresso Nacional.
Leia também: Agroleite injeta até R$ 100 milhões na economia regional, estima hoteleiro Daniel Wagner



Add Comment