Paraná

Sesa divulga orientações para prevenção da gripe nas escolas; confira

WhatsApp Image 2025-06-02 at 184715 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-06-02 at 184715
Foto: Felipe Barbosa-SEED/Arquivo AEN
Neste período do ano há um aumento na circulação de vírus respiratórios, especialmente entre crianças e adolescentes.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta segunda-feira (2) a Nota Orientativa nº 5/2025 , com medidas de prevenção e recomendações destinadas às instituições de ensino frente aos casos de Síndrome Gripal (SG). Neste período do ano há um aumento na circulação de vírus respiratórios, especialmente entre crianças e adolescentes.

Com o objetivo de conter os casos de gripe nesse público, a Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa enviou às escolas orientações e cuidados gerais para a prevenção da transmissão da doença.

O documento alerta para a prevenção de forma geral, tanto para casos individuais ou surto de Síndrome Gripal, que se caracteriza pela ocorrência de, pelo menos, três casos em ambiente fechado/restrito (mesma turma de uma creche ou escola), com intervalo de até sete dias, entre as datas de início de sintomas dos casos e vínculo entre eles.

Leia mais: Regional de Saúde de PG registra 11 mortes por síndromes respiratórias neste ano

Além disso, o documento ressalta a importância da vacinação contra a Influenza e a Covid-19, para evitar casos graves e mortes por estas doenças, e intensificação das ações que possam minimizar a transmissão dos vírus respiratórios, entre elas: higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos; utilizar lenço descartável para higiene nasal; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, e outras medidas.

“Estamos reforçando as recomendações às instituições de ensino para ficarem atentas nesse sentido, para cuidarem de nossas crianças e adolescentes durante este período mais frio. Crianças passam mais tempo em ambientes fechados, em maior contato e com menor circulação de ar, favorecendo a transmissão dos vírus respiratórios”, explica o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

No Paraná, em 2025, a cobertura vacinal da Influenza do grupo prioritário de gestantes, crianças e idosos indígenas está em 40,80%, sendo que a meta é imunizar pelo menos 90% desses grupos.

Em abril o Governo do Estado iniciou a Campanha de Vacinação nas Escolas, uma iniciativa coordenada pelas Secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa). A força-tarefa envolveu escolas públicas e instituições privadas nos 399 municípios.

*Com informações da Agência Estadual de Notícias

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 SUPERAÇÃO Guarda Shayane relata desafios e orgulho de atuar na segurança em PG 📢 Procuradora de Castro, destaca avanços legais, valorização de servidores e incentivo a eventos 📢 Prefeito de Jaguariaíva defende PEC 66/2023 📢 👷‍♂️👷‍♀️ MUTIRÃO DE EMPREGO EM TIBAGI 📢💁‍♀️ PONTA GROSSA RECEBERÁ V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES 📢💉CAMPANHA DE VASCINAÇÃO EM TIBAGI AVIÃO CAI NA ÍNDIA