O setor de franquias chegou ao mercado de lojas autônomas – em que o cliente faz sozinho a compra e o pagamento. É uma maneira de entrar no varejo com um baixo custo de manutenção.
Numa rede de loja de conveniência, por exemplo, não existe a necessidade de um atendente. As compras são feitas apenas no smartphone. A primeira unidade nasceu em 2017 no Espírito Santo.
“A gente via alguma possibilidade de melhorar a experiência de compra presencial através de tecnologias, como redução de custo operacionais”, afirma Rodrigo Miranda, um dos sócios da startup.
Em 2020, a startup foi comprada por um grande grupo do ramo de alimentação e virou franquia.
As primeiras unidades franqueadas foram lançadas em 2021. Hoje, já são dez em funcionamento
A franquia oferece lojas que funcionam 24 horas por dia e tem a operação facilitada. A gestão pode ser feita toda remotamente. O franqueado só precisa fazer a manutenção e a reposição dos produtos.
O índice de perda de produtos está abaixo da média do varejo, segundo empresário. O investimento para se tornar franqueado vai de R$ 200 mil a R$ 250 mil.
A franquia já tem 43 contratos assinados e espera espalhar mais lojas autônomas pelo Brasil em 2022.
“A nossa meta para 2022 é fechar mais 130 contratos e a gente deve terminar o ano com 90 lojas operando, algo em torno disso”, afirma Rodrigo.