No último sábado (09), mais de 1.500 trabalhadoras do setor de asseio e conservação se reuniram em Foz do Iguaçu para comemorar os 30 anos do Dia Internacional da Mulher, em um evento marcante organizado pelo Siemaco em parceria com a Feaconspar. As celebrações ocorreram no hotel Grand Carimã e contaram com a participação de diversas autoridades e palestrantes renomados.
A solenidade contou com a presença do dr. Alberto Emiliano, procurador-chefe do MPT-PR, da juíza dra. Angélica Cândido N. Slomp representando o TRT-PR, Luciano Ducci, deputado federal, dr. André Passos, pela Comissão de Direito Sindical OAB-PR, e Regina Cruz, Superintendente do MTE. Além disso, houve uma palestra da Itaipu sobre sustentabilidade e gênero com a membro do Comitê de Gênero, Raça e Inclusão, Fabiane Colling.
O evento histórico foi organizado pela Feaconspar e pelos Sindicatos, incluindo o Siemaco de Curitiba, Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Maringá, Francisco Beltrão, Seclitus e Sineepres. O setor patronal também marcou presença com a participação do presidente do SEAC-PR, Rogério Queirós, e do presidente da Facop, Adonai Aires Arruda.
O Siemaco Ponta Grossa foi representado por 137 mulheres, das quais 80 são de Ponta Grossa, 15 de Palmeira, 22 de Telêmaco Borba e 20 de Guarapuava. Originárias de diferentes cidades, muitas delas viajaram longas distâncias de ônibus para chegar ao Parque Nacional do Iguaçu e ver de perto as deslumbrantes Cataratas.
A programação do evento incluiu não apenas a visita às Cataratas, mas também atividades como atendimento jurídico e médico, orientação para qualificação profissional e encaminhamento de emprego, tudo oferecido de forma gratuita. À noite, as trabalhadoras participaram de palestras, sorteios e um animado baile, celebrando não apenas a data, mas também a força e a importância das mulheres no setor de asseio e conservação.
Leia também: Trabalhadoras do Siemaco PG celebram o Dia Internacional da Mulher nas Cataratas do Iguaçu